Ouvindo...

América perde para o Cuiabá com pênalti polêmico e se aproxima do Z4 da Série B

América perdeu de virada por 2 a 1, nesta quarta-feira (23), pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Jogadores do Cuiabá celebram vitória sobre o América

Em jogo marcado por polêmica, o América perdeu de virada para o Cuiabá nesta quarta-feira (23), por 3 a 1, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Coelho até abriu o placar na Arena Pantanal com Arthur, mas teve as redes estufas por Alisson Safira, em pênalti contestável, Jader Gentil e Ruan Christian.

Com o resultado, o América encerrará a 18ª rodada próximo à zona de rebaixamento da Série B. O Coelho caiu para a 15ª colocação e soma 20 pontos, um a menos que a Ferroviária, primeira equipe do Z4, em 17º, com 19 pontos. Já o Cuiabá colou no G4, assumiu o quinto lugar e foi aos 28 pontos.

Próximos confrontos

Na 19ª rodada, o América volta a campo para enfrentar o Athletico-PR, às 18h30 (de Brasília) deste domingo (27). O confronto será realizado no Independência, em Belo Horizonte. Já o Cuiabá enfrentará o Criciúma, na próxima terça-feira (29), às 21h35 (de Brasília), no estádio Hailé Pinheiro, em Goiás.

O jogo

Escalação

O técnico Enderson Moreira surpreendeu na escalação do América. Dada a sequência de cinco jogos sofrendo gols, o comandante decidiu por fazer uma mudança na meta alviverde: o goleiro titular Matheus Mendes foi ‘sacado’, e Dalberson iniciou a partida na Arena Pantanal.

Primeiro tempo

Mesmo que fosse visitante, o América teve a bola e comandou as ações da partida. O ritmo do Coelho resultou em gol aos 41 minutos do primeiro tempo. O lateral Marcelo falhou, o meia Elizari conduziu e finalizou rasteiro. O chute acertou a trave, e a bola sobrou para Arthur Souza, que estufou as redes: 1 a 0.

Polêmica

Aos 44 minutos, um lance polêmico tomou conta do jogo. O zagueiro Bruno Alves, do Cuiabá, se enroscou dentro da área com Mariano, do América. No campo, o árbitro Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ) não marcou o pênalti. Porém, ele foi chamado pelo VAR para consultar o lance no vídeo.

A grande revolta do América foi que, no momento da revisão, o VAR, comandado por Rodrigo Guarizo do Amaral (SP), não mostrou a câmera que deixa claro o puxão em Mariano. Sem as imagens, Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ) marcou o pênalti, convertido por Alisson Safira: 1 a 1.

Segundo tempo

No segundo tempo, o Cuiabá explorou os contra-ataques e virou sobre o América. Logo aos cinco minutos, Jader Gentil recebeu passe de calcanhar de Safira, limpou a marcação e finalizou de canhota para marcar um golaço: 2 a 1. O duelo, inclusive, marcou a estreia do meia pelo Dourado.

Atrás no placar, o América ficou ainda mais vulnerável, e os ânimos aumentaram na Arena Pantanal. O técnico Enderson Moreira, inclusive, foi expulso por reclamação contra a arbitragem. Com o Coelho desorganizado, o Cuiabá ampliou em novo golaço, desta vez de Ruan Christian: 3 a 1.

O confronto ainda terminou com dois lances marcantes. Nos acréscimos do segundo tempo, o goleiro Matheus Pasinato se lesionou e deixou o campo. Assim, o artilheiro Safira assumiu a meta do Dourado. Pouco depois, Kauã Diniz foi expulso por cotovelada no adversário.

Leia também

Ficha do jogo

Cuiabá 3 x 1 América

Cuiabá

Matheus Pasinato; Léo Ataíde, Bruno Alves, Nathan e Marcelo Henrique; Calebe, Jader Gentil e Denílson; David, Carlos Alberto e Alisson Safira. Técnico: Guto Ferreira.

América

Dalberson; Mariano, Júlio César, Lucão e Marlon; Felipe Amaral, Cauan Barros, Fer Elizari e Miguelito; Facundo Labandeira e Arthur.. Técnico: Enderson Moreira.

Gols

Alisson Safira (51min do 1T), Jader Gentil (5min do 2T), Juan Christian (40min do 2T), para o Cuiabá; Arthur Souza (41min do 1T), para o América.

Cartões amarelos

David (6min do 1T), Carlos Alberto (25min do 1T) e Bruno Alves (39min do 2T), do Cuiabá; Cauan Barros (45min do 1T), Mariano (49min do 1T), do América.

Cartões vermelhos

Kauã Diniz (57min do 2T), do América.

  • Motivo: 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro;
  • Data e horário: quarta-feira, 23 de julho de 2025, às 21h30 (de Brasília);
  • Local: Arena Pantanal, em Cuiabá, no Mato Grosso;
  • Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ);
  • Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira Espósito (RJ);
  • Árbitro de vídeo - VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP);
Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.