Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vasco no WhatsApp

Recuperação judicial do Vasco pode sofrer derrota; entenda

Documentos apresentados pedem a contestação de credores trabalhistas; o grupo alega irregularidades na realização da assembleia

Vasco pode ter problemas com recuperação judicial aprovada

A recém-aprovada recuperação judicial do Vasco já pode sofrer o primeiro revés. Foram apresentados documentos de contestação de credores trabalhistas. O grupo alega irregularidades na realização da assembleia.

Conforme publicou primeiramente o ge, e confirmado pela Itatiaia, um termo de impugnação na Justiça é apresentado por sete credores do Vasco, enquanto outro é assinado pelo advogado Marcus Vinicius Miranda Fernandes, que representa o ex-volante Wendel.

Leia também

A dívida com Wendel, inclusive, é a maior de todas. O valor está em R$ 19.941.940,74. Por isso, o representante contestou a ausência de quórum na assembleia, conforme previsto no edital, alegando ilegalidade no tratamento dispensado aos credores trabalhistas.

Para completar, o advogado de Wendel apontou a impossibilidade de analisar o plano aditivo, que foi alterado apenas um dia antes da reunião.

Além dos citados, o Banco Bradesco, um dos dez credores que votaram contra o plano de recuperação judicial, manifestou discordância com relação a “toda e qualquer cláusula que trate da novação das dívidas e da extinção da exigibilidade dos créditos”.

Como foi a assembleia

Após mais de seis horas de reunião, os credores do Vasco aprovaram, por ampla maioria (97,7% dos votos), o plano de recuperação judicial apresentado pelo clube. O encontro aconteceu na quinta-feira (9), em um hotel na zona oeste do Rio de Janeiro.

Logo no início, Valdir, ex-jogador do Vasco, fez um desabafo pedindo a revisão do plano. Durante a assembleia, o Cruz-Maltino apresentou alterações, principalmente nas condições de pagamento das dívidas com ex-funcionários, jogadores, fornecedores e agentes.

Antes da assembleia, o clube já havia apresentado dois aditivos à proposta original — um deles na véspera da reunião. A equipe jurídica da SAF vascaína e da consultoria Alvarez & Marsal atuou intensamente para garantir os votos necessários à aprovação do plano.

Entre as mudanças, foi criada uma nova categoria chamada “Beneméritos Parceiros”, que inclui pessoas reconhecidas pelo clube por serviços excepcionais prestados, conforme regulamento do Conselho de Beneméritos.

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.
Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.