Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vasco no WhatsApp

Recuperação judicial do Vasco é aprovada, e clube manda recado em nota

Credores aprovaram, por ampla maioria dos votos, o plano de recuperação judicial apresentado pelo clube

Bandeirinha de escanteio do estádio São Januário, com escudo do Vasco

Após mais de seis horas de reunião, os credores do Vasco aprovaram, por ampla maioria (97,7% dos votos), o plano de recuperação judicial apresentado pelo clube. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (9), em um hotel na zona oeste do Rio de Janeiro.

Logo no início, Valdir, ex-jogador do Vasco, fez um desabafo pedindo a revisão do plano. Durante a assembleia, o Cruz-Maltino apresentou alterações, principalmente nas condições de pagamento das dívidas com ex-funcionários, jogadores, fornecedores e agentes. A proposta foi aprovada por todas as categorias de credores.

Antes da assembleia, o clube já havia apresentado dois aditivos à proposta original — um deles na véspera da reunião. A equipe jurídica da SAF vascaína e da consultoria Alvarez & Marsal atuou intensamente para garantir os votos necessários à aprovação do plano.

Entre as mudanças, foi criada uma nova categoria chamada “Beneméritos Parceiros”, que inclui pessoas reconhecidas pelo clube por serviços excepcionais prestados, conforme regulamento do Conselho de Beneméritos.

Por outro lado, houve uma mudança nos critérios para os credores trabalhistas que não aceitaram os acordos propostos anteriormente — classificados como “trabalhistas não colaboradores”. Eles agora têm um limite diferente para recebimento, em comparação com os que aceitaram negociar durante o processo de mediação iniciado em outubro de 2024.

Vasco comemora aprovação

A SAF do clube publicou nota sobre a aprovação nas redes sociais e comemorou a aprovação, que considera histórica no futebol brasileiro e fundamental para o “processo de reestruturação financeira” do clube.

Confira a nota do Vasco

“O Vasco da Gama informa que o Plano de Recuperação Judicial foi aprovado, em primeira convocação, na Assembleia Geral de Credores realizada nesta quinta-feira (9/10).

O plano recebeu aprovação de 97,7% dos credores presentes.

A decisão histórica - inclusive no futebol brasileiro - representa um marco fundamental no processo de reestruturação financeira do Club de Regatas Vasco da Gama e da Vasco SAF, reforçando a confiança e a credibilidade conquistadas ao longo das negociações iniciadas em outubro de 2024 quando a Justiça concedeu a tutela cautelar antecedente.

A aprovação do plano garante segurança jurídica para o cumprimento dos compromissos assumidos e viabiliza a continuidade das atividades com estabilidade, responsabilidade e transparência.

O Vasco da Gama agradece a confiança dos credores e reconhece o esforço conjunto de todos os profissionais envolvidos neste processo. Trata-se de mais um passo importante na construção de um futuro sólido e sustentável para o clube.

Seguimos firmes nessa jornada, certos de que, com união e trabalho, somos mais fortes.”

Leia também

Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.