Principal jogador do
Arrascaeta foi o principal nome do Flamengo, campeão do Carioca, da Supercopa do Brasil, Brasileirão e Libertadores, e que levantou duas taças na Copa Intercontinental. Em 2025, o meia ainda marcou presença na seleção do Uruguai, com três gols.
Lionel Messi foi o artilheiro do Inter Miami, com 43 gols, e fez outros três gols pela seleção da Argentina. O camisa 10 comandou a equipe dos Estados Unidos ao primeiro título da Major League Soccer, além da campanha até as semifinais da Copa dos Campeões da Concacaf e oitavas de final do Mundial de Clubes.
Adrián Martínez é o terceiro candidato. O centroavante fez 22 gols na temporada, sendo o artilheiro da equipe que conquistou a Recopa Sul-Americana e chegou às semifinais da Libertadores e à final do Torneio Clausura, da Argentina.
Em 2024, o Botafogo, campeão brasileiro e da América, dominou o prêmio: o atacante foi eleito “Rei da América” e comandante Artur Jorge foi eleito “o técnico do ano”.
O prêmio é concedido pelo “El País” desde 1986, com votação por jornalistas levando em consideração jogadores e treinadores em atividade por clubes e seleções do continente.
Filipe Luís concorre a técnico do ano
Comandante do Flamengo em ano histórico, Filipe Luís também é candidato ao prêmio de “melhor técnico do ano” do jornal “El País”. Gustavo Costas, do Racing, da Argentina, e Gustavo Alfaro, técnico da seleção do Paraguai, são os outros dois concorrentes ao título.