Apontado como possível destino de Filipe Luís na Europa, o Atlético de Madrid tem uma decisão tomada sobre o futuro de Diego Simeone. Em reportagem publicada nesta terça (23), o diário “Marca”, informa que a direção do clube deseja prorrogar o vínculo do treinador.
Uma saída do comandante antes do fim do vínculo é descartada, e os principais dirigentes concordam que o Atleti deve renovar com Simeone por mais duas temporadas. Miguel Ángel Gil Marin, CEO, Mateu Alemany, diretor de futebol, e a Apollo Sports Capital, acionista majoritária do Atleti, são citadas na matéria em acordo com o tema.
“A ideia na mente dos dirigentes passa por estender mais uma vez (seria a nona) o contrato do argentino há dois anos e com validade até 2027. Não há pressa, ainda que, provavelmente, seja uma das tarefas para o ano de 2026. (...)”, diz trecho da matéria.
“O clube entende que está formando projeto com nomes chaves com contratos até 2030, como Julián Alvarez, Barrios, Baena, Giuliano, e devem seguir sob comando de Simeone”.
Flamengo avalia venda de promissor jogador ‘perseguido’ pela torcida Tite pede, e Cruzeiro coloca Everton Cebolinha, do Flamengo, no radar Fedchenkov destrincha trabalho de scout do Flamengo e influência de Filipe Luís
Diego Simeone está no comando do Atlético de Madrid desde de dezembro de 2011. Em 14 temporadas, o treinador ajudou o clube a mudar de patamar na Espanha e na Europa. São mais de 750 jogos, com oito títulos e 13 participações consecutivas na Liga dos Campeões.
Neste período, o Atleti experimentou um salto econômico, que hoje o coloca entre os grandes clubes do continente. Tudo isso é levado em consideração pela direção.
“A estabilidade alcançada sob comando do argentino, que não se traduz apenas em resultados esportivos, mas também em receitas para o clube e uma ideia definida para trabalhar no mercado (...) é difícil de encontrar hoje em dia”, escreve o “As”.
Neste cenário, o Atlético de Madrid não será uma “ameaça” para a continuidade de Filipe Luís no comando do Flamengo. Como lateral-esquerdo, o atual técnico do Flamengo fez história no Atleti sob comando de Diego Simeone e tem grande identificação com a torcida e com o clube. Nas férias, sempre visita o CT da equipe e os ex-companheiros.
Filipe Luís admite o sonho de ser treinador no futebol europeu e, por tudo isso acima, o Atlético de Madrid é constantemente apontado como uma provável “porta de entrada” para o treinador. Campeão de tudo pelo Flamengo nas últimas temporadas, o comandante está negociando a prorrogação de seu vínculo com o Rubro-Negro.
A busca pela renovação de Filipe Luís
Após o fim da temporada, Flamengo e Filipe Luís voltaram à mesa para negociar a renovação contratual. O treinador está valorizado após a temporada de sucesso.
As partes discutem questões financeiras, com a valorização salarial do técnico, além de tempo de contrato e multa rescisória para saída do profissional. Filipe Luís não esconde o desejo de trabalhar na Europa, mas reforça que, no momento, quer seguir no Flamengo.
A promissora carreira do treinador
Após “pendurar as chuteiras” em dezembro de 2023, após quatro temporadas e meia defendendo o Flamengo, Filipe Luís iniciou a carreira nas divisões de base do clube carioca. Entre janeiro e setembro de 2024, dirigiu os garotos do Ninho (Sub-17 e Sub-20).
Com a demissão de Tite, assumiu a equipe principal do Flamengo na semifinal da Copa do Brasil. Com as vitórias sobre Corinthians e Atlético, conquistou o título na Arena MRV.
O ano de 2025 entrou para a história do clube com os títulos do Carioca, Supercopa do Brasil, Brasileirão e Libertadores, além das taças do Dérbi das Américas e Copa Challenger e as campanhas no Super Mundial de Clubes e na Copa Intercontinental.