Nessa segunda-feira (22), a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), publicou a lista dos dez melhores técnicos do mundo. Entre os nomes, apenas dois comandam times brasileiros: Abel Ferreira, do Palmeiras, e Filipe Luís, do Flamengo.
Abel ficou em nono lugar no levantamento internacional. Já Filipe aparece na décima posição, ao lado do croata Krunoslav Jurcic, do Pyramids-EGI.
Neste ano, Abel e Filipe protagonizaram um grande embate no futebol. Os dois foram finalistas da Copa Libertadores e disputaram, até a 37ª rodada, o título do Campeonato Brasileiro. Ambas as competições foram vencidas pelo Flamengo.
Essa foi a primeira vez, desde que chegou ao Palmeiras em 2020, que Abel Ferreira terminou a temporada sem nenhuma taça. Além do Brasileirão e da Libertadores, o português foi vice-campeão do Campeonato Paulista.
Na Copa do Brasil, o Verdão foi eliminado para o Corinthians nas oitavas de final e, no Mundial de Clubes, foi eliminado nas quartas de final para o Chelsea.
Já Filipe Luís teve a temporada mais vitoriosa da sua recente carreira. Além dos títulos nacional e continental, o ídolo rubro-negro foi campeão do Campeonato Carioca e da Supercopa do Brasil.
O Flamengo também foi vice da Copa Intercontinental. Na Copa do Brasil e no Mundial de Clubes o time carioca foi eliminado nas oitavas de final, para o Atlético e o Bayern de Munique, respectivamente.
O topo da lista ficou com Luis Henrique, do Paris Saint-Germain. Sob o comando do Espanhol, a equipe francesa foi campeã da Champions League, da Copa Intercontinental, da Copa da França, do Campeonato Francês, Supercopa da França e Supercopa da UEFA, e foram vice-campeões do Mundial de Clubes da Fifa.
Veja o top-10 melhores técnicos do mundo pela IFFHS
- 1- Luis Enrique - PSG
- 2- Enzo Maresca - Chelsea
- 3- Hansi Flick - Barcelona
- 4- Vincent Kompany - Bayern De Munique
- 5- Mikel Arteta - Arsenal
- 6- Antonio Conte - Napoli
- 7- Simone Inzaghi - Inter De Milão/Al Hilal
- 8- Xabi Alonso - Bayer Leverkusen/Real Madrid
- 9- Abel Ferreira - Palmeiras
- 10- Krunoslav Jurcic - Pyramids
- 10- Filipe Luis - Flamengo