Os altos valores e o peso contratual do jogador são situações a serem superadas nos próximos dias. O panorama atual é de evolução.
Conforme apurou a Itatiaia, o Cruzeiro definiu condições para fechar negócio por Gabriel Barbosa. A prioridade do clube é liberá-lo mediante compensação financeira, mas há o entendimento interno sobre a dificuldade desse molde de tratativa.
A princípio, o Santos tenta um empréstimo com composição salarial entre as diretorias, o que passa longe de ser a intenção celeste. A Raposa poderia aceitar algo neste sentido caso os paulistas assumissem os vencimentos e outros encargos do atleta, como luvas e bonificações.
Em suma, o que o Cruzeiro não quer é negociar Gabi, mesmo que por empréstimo, e ter que seguir investindo no atleta.
Outra possibilidade para o Santos é chegar a um acordo financeiro com Gabigol e, posteriormente, buscar a liberação junto ao Cruzeiro. Em baixa após perder pênalti na eliminação da Copa do Brasil, o jogador não é prioridade para a torcida, direção e o técnico Tite.
O contrato de Gabigol com o Cruzeiro tem validade até o fim de 2028.
Santos vê empréstimo como ‘chance’
Ainda de acordo com a apuração da reportagem, o Santos entende que a negociação pode ser selada por um empréstimo.
O Peixe não vive uma situação financeira confortável e precisará agir com habilidade nas negociações. A reportagem apurou que, para ser contratado, o jogador terá de se enquadrar na realidade atual do clube, reduzindo a sua faixa salarial.
Vale lembrar que há o “fator família” na situação. Gabigol namora com Rafaella Santos, irmã de Neymar, astro do Alvinegro Praiano. O atacante e o camisa 10, que deve renovar seu contrato com o Peixe, nutrem boa relação.
Exterior de olho
A reportagem também apurou que clubes do exterior se interessam por Gabigol. O Cruzeiro recebeu propostas da MLS e do Oriente Médio no meio do ano, mas não fez negócio. Recentemente, a Raposa recebeu novos acenos dos mesmos lugares.
A negociação com um clube do exterior poderia ser benéfica à Raposa financeiramente. A situação, porém, desencontra com o desejo do atacante de seguir no Brasil.
Gabigol em 2025
A temporada de Gabigol pelo Cruzeiro foi discreta. O atacante perdeu espaço especialmente a partir da chegada de Leonardo Jardim, sendo reserva de Kaio Jorge.
Em 49 jogos que entrou em campo no ano, o atleta foi titular em 23. Ao todo, anotou 13 gols e distribuiu quatro assistências.