Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Em meio à negociação, Boto elogia perfil de Filipe Luís e o compara a técnicos europeus

Flamengo negocia renovação do técnico “campeão de tudo” em 2024 e 2025

José Boto e Filipe Luís durante atividade do Flamengo em Doha, no Catar

José Boto e Filipe Luís, dois pilares do departamento de futebol do Flamengo, estão negociando as respectivas renovações contratuais para 2026. O desejo do clube é pela continuidade da dupla após o histórico sucesso em 2025, com quatro títulos e seis taças.

Em entrevista ao podcast “No princípio era a Bola”, o diretor de futebol português fez elogios ao treinador. Em relação às comparações com Diego Simeone, com quem Filipe Luís trabalhou no Atlético de Madrid, José Boto vê mais semelhanças do trabalho desenvolvido com outros treinadores que estão em destaque no futebol internacional.

“Tem muito a ver com as vivências que você tem. Aprendeu muitas coisas com Simeone a nível de liderança e comportamentos defensivos. Mas tem uma ideia muito mais próxima de Guardiola, Arteta (Arsenal), Marezca (Chelsea), De Zerbi (Olympique de Marseille) do que do Simeone. Tem uma forma diferente de encarar o jogo. O Iván (Palanco, auxiliar de Filipe Luís no Flamengo) tem toda escola da Espanha, de jogo posicional, o que se vê no jogo do Flamengo hoje”, avaliou Boto, diretor do Flamengo.

José Boto foi contratado pelo presidente Luiz Eduardo Baptista e encerrou seu primeiro ano como homem forte do futebol rubro-negro com quatro títulos. Foram sete contratações, movimentando mais de R$ 450 milhões, mas a primeira ação do diretor foi a permanência de Filipe Luís. O português relembrou as primeiras impressões do técnico.

“Tivemos alguns contatos e o primeiro, pessoalmente, foi em Portugal. Apareceu com um laptop e me explicou todo modelo. Ali, percebi que era diferente. Esse feeling de que sendo um treinador jovem, ambicioso, com uma ideia muito clara de como queria que a equipe jogasse. Nos demos bem”, iniciou Boto, antes de elogiar o perfil de Filipe Luís.

“O Brasil tem vários países dentro do país. Ele é de Santa Catarina, que uma zona com muita influência alemã. Ele tem um perfil pouco a ver com o carioca. Um perfil muito mais frio, racional, além dos anos que teve na Europa. Se preparou muito nos últimos seis, sete anos de carreira para ser treinador”, disse em entrevista publicada nesta segunda (22).

Leia também

A negociação com o treinador

Após o fim da temporada, Flamengo e Filipe Luís voltaram à mesa para negociar a renovação contratual. O treinador está valorizado após a temporada de sucesso.

As partes discutem questões financeiras, com a valorização salarial do técnico, além de tempo de contrato e multa rescisória para saída do profissional. Filipe Luís não esconde o desejo de trabalhar na Europa, mas reforça que, no momento, quer seguir no Flamengo.

A promissora carreira de Filipe Luís

Após “pendurar as chuteiras” em dezembro de 2023, após quatro temporadas e meia defendendo o Flamengo, Filipe Luís iniciou a carreira nas divisões de base do clube carioca. Entre janeiro e setembro de 2024, dirigiu os garotos do Ninho (Sub-17 e Sub-20).

Com a demissão de Tite, assumiu a equipe principal do Flamengo na semifinal da Copa do Brasil. Com as vitórias sobre Corinthians e Atlético, conquistou o título na Arena MRV.

O ano de 2025 entrou para a história do clube com os títulos do Carioca, Supercopa do Brasil, Brasileirão e Libertadores, além das taças do Dérbi das Américas e Copa Challenger e as campanhas no Super Mundial de Clubes e na Copa Intercontinental.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.

Ouvindo...