O
Aos 28 anos, De La Cruz lida com problemas físicos desde que chegou ao Ninho do Urubu, em janeiro de 2024, mas acredita que pode recuperar espaço no Flamengo. A disputa da Copa do Mundo de 2026, com o Uruguai, está no horizonte do meio-campista.
Flamengo enfrentará Corinthians na Supercopa do Brasil 2026 Filipe Luís visita CT do Atlético de Madrid e reencontra ex-colegas na Espanha
Com 1.912 minutos, De La Cruz é o 19º jogador do Flamengo que mais atuou em 2025, atrás de nomes que só atuaram em um semestre, como Jorginho - que chegou em junho - ou Gerson, negociado em julho. Veja mais sobre o histórico de lesões do atleta abaixo.
De férias no Uruguai, o volante realizará um tratamento no joelho esquerdo antes de reapresentar-se para a pré-temporada do Flamengo. O caso não é cirúrgico, e o departamento médico acompanha o caso. De La Cruz lida com dores no local há anos.
O histórico de ausências de De La Cruz
Em 2024, De La Cruz atuou em 41 dos 73 jogos do Flamengo. Duas lesões musculares na coxa direita o tiraram de 10 partidas. O clube também informou dores no ombro direito, febre com quadro viral e trauma no joelho direito em outras ausências do camisa 18.
Em 2025, o uruguaio participou de 35 das 74 partidas da equipe principal. Entre maio e junho, ficou afastado por cerca de 40 dias por conta de uma entorse no joelho esquerdo.
Devido às dores no local, De La Cruz realizou um trabalho individualizado ao longo da temporada junto ao DM, sendo desfalque em determinados jogos por controle de carga.
Quatro saídas certas para 2026
Há quatro saídas certas para 2026 - todas de jogadores com contratos até dezembro. O zagueiro Cleiton, formado no Ninho,
Matheus Cunha, reserva de Agustín Rossi,
Pablo, que não esteve integrado ao elenco principal em toda temporada, também deixa de ter vínculo com o Rubro-Negro e deve defender o São Bernardo a partir de janeiro.
O atacante Juninho, que não se firmou no elenco após ser contratado em janeiro, foi negociado com o Pumas, do México.