Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Boto aponta preferência do Flamengo na janela: ‘O mercado sul-americano é pequeno’

Diretor de futebol rubro-negro indica perfil de contratação de reforços do clube

José Boto é o diretor de futebol do Flamengo desde janeiro de 2024

Após a temporada histórica de 2025, o Flamengo já se movimenta nos bastidores para reforçar o elenco. José Boto, diretor de futebol do clube desde janeiro, explicou que a diretoria manterá o perfil de contratações para a próxima temporada: jogadores “prontos” e com “mentalidade europeia”, disse ao podcast “No princípio era a Bola”.

“O mercado sul-americano é pequeno para a realidade e cultura do Flamengo. Não quer dizer que não haja jogadores com muito potencial no Brasil, Equador ou Argentina. Mas, no Flamengo, é preciso trazer jogadores prontos para jogar e para a pressão que é, pois influencia muito. Se não lidar bem com a pressão, vai ter dificuldades. Jogadores com mais experiência suportam isso melhor”, afirmou o diretor de futebol do Flamengo.

“Além disso, há a ideia de trazer uma cultura europeia para o clube. Sobre treino invisível, dedicação e com referências como Danilo, Jorginho e Alex Sandro na forma como encaram a profissão e influenciam os outros. Isso faz parte do padrão de contratação, que tragam um plus do nível de mentalidade, não só jogadores que precisávamos (em termos tático e técnico)”, concluiu em entrevista publicada nesta segunda-feira (22).

José Boto concluiu seu primeiro ano como nome forte do futebol do Flamengo. Neste período, o Rubro-Negro fez sete contratações, movimentado mais de R$ 450 milhões: Juninho, Danilo, Jorginho, Emerson Royal, Jorge Carrascal, Saúl Ñiguez e Samuel Lino.

Leia também

Por ora, o Flamengo não acertou com reforços para 2026. A direção trata como prioridade a renovação do contrato de Filipe Luís - a qual segue em negociação. A chegada de um zagueiro e um goleiro também estão entre os objetivos do clube.

Quatro saídas certas para 2026

Há quatro saídas certas para 2026 - todas de jogadores com contratos até dezembro. O zagueiro Cleiton, formado no Ninho, já foi anunciado pelo Wolfsburg, da Alemanha.

Matheus Cunha, reserva de Agustín Rossi, assinou um pré-contrato com o Cruzeiro em julho. Assim, a contratação de um nome para a posição é uma das prioridades para 2026.

Pablo, que não esteve integrado ao elenco principal em toda temporada, também deixa de ter vínculo com o Rubro-Negro e deve defender o São Bernardo a partir de janeiro.

O atacante Juninho, que não se firmou no elenco após ser contratado em janeiro, foi negociado com o Pumas-MEX. Saiba todas informações do mercado do Flamengo.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.

Ouvindo...