O
O Flamengo pode se tornar o segundo clube da história a conquistar o Campeonato Brasileiro e a Libertadores no mesmo ano duas vezes. Campeão continental neste sábado, o Rubro-negro é líder do Campeonato Brasileiro e precisa de uma vitória para levantar a taça do torneo nacional.
Antes do Flamengo, apenas o Santos de Pelé realizou o mesmo feito. O Peixe foi campeão da América e do Brasil em 1962 e 1963. Na época, o título nacional era chamado de Taça Brasil - posteriormente, o torneio foi reconhecido como Campeonato Brasileiro pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Possibilidades do título do Brasileirão
O título do Brasileirão pode vir na próxima quarta-feira (3). O Flamengo enfrenta o Ceará, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Se vencer, o clube carioca chegará aos 78 pontos na tabela e cravará o título.
Ainda há outras possibilidades do clube carioca ser campeão mesmo com um revés para o Vozão. Isso porque o Rubro-negro garante o título em caso de um empate ou derrota de Palmeiras e Cruzeiro na próxima rodada.
Caso conquiste o Brasileirão, será a segunda vez que a equipe carioca vai levantar a taça do Brasileirão e da Libertadores no mesmo ano - o clube conseguiu o feito pela primeira vez em 2019.
Flamengo campeão da Libertadores
Em jogo nervoso, o
O gol da partida foi marcado por Danilo, de cabeça, aos 21 minutos do segundo tempo.
A conquista repete a edição de 2019, quando o Rubro-Negro faturou a taça da competição no mesmo estádio, sobre o River Plate-ARG.
Com o título, o Flamengo se torna o primeiro brasileiro tetracampeão da Copa Libertadores. Além de 2025, o Rubro-Negro venceu o torneio em 1981, 2019 e 2022.