Ouvindo...

Desde restaurantes até camarotes: clubes investem em ‘experiência’ nos estádios

Times estão transformando suas “casas” em grandes pontos turísticos para os torcedores e visitantes

Neo Química Arena, estádio do Corinthians

Visando diversificar suas fontes de renda, os clubes brasileiros estão investindo cada vez mais em aumentar as opções de entretenimento nos estádios para oferecer aos torcedores alternativas para além do futebol. Desde restaurantes renomados até camarotes premium, as arenas esportivas se transformaram em verdadeiros pontos turísticos das suas respectivas cidades.

Para aqueles que preferem uma experiência gastronômica, há a opção de restaurantes, bares, além de rooftops com vistas diferenciadas para curtir o momento, que pode ser vivido em família, amigos ou até mesmo uma reunião de negócios. Para os mais fanáticos e amantes de história, muitos estádios contam também com museus que ilustram os títulos e principais personagens do clube, além de oferecer tours guiados que proporcionam a experiência de conhecer toda a estrutura do local, como vestiários e campo de jogo.

Vale destacar que essas atividades realizadas fora dos dias de jogo geram receita e auxiliam no faturamento mensal e anual dos clubes.

“Hoje, estádios e arenas precisam ir além do futebol. Espaços como camarotes e restaurantes têm potencial para se tornarem verdadeiros pontos turísticos. Funcionando durante o ano inteiro com shows, eventos, jogos e até experiências gastronômicas, a ideia é transformar o torcedor ocasional em um frequentador desses ambientes e atrair outros públicos”, afirma Leo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality, empresa especializada em ambientes premium, que possui camarotes em nove estádios brasileiros.

Entre os principais exemplos de camarotes e restaurantes nos estádios, podemos citar o Fielzone, camarote gerenciado pela Soccer Hospitality, localizado na Neo Química Arena, onde é oferecido serviços de open bar, open food, música ao vivo e até presença de ex-jogadores.

Já no Allianz Parque, arena construída e administrada pela WTorre, oferece diversos restaurantes de alta gastronomia, como Nagairô, Braza e La Coppa, que são geridos pela GSH, empresa especializada no ramo alimentício.

A Arena Nicnet, estádio do Botafogo-SP em Ribeirão Preto, é um exemplo de como os clubes estão transformando suas casas em centros de entretenimento completos. Um dos principais destaques é a presença da única unidade do Hard Rock Cafe na cidade, que funciona como camarote nos jogos e reúne um acervo com mais de 45 itens de grandes nomes da música, como Pearl Jam, Kiss e Deep Purple.

Com decoração temática, shows ao vivo e eventos corporativos, o restaurante também oferece um cardápio inspirado no universo musical e no sabor americano, incluindo lanches criados em parceria com o craque Lionel Messi.

Já para quem gosta de um passeio mais movimentado, o Morumbis e a Arena Fonte Nova disponibilizam tours por toda a estrutura do estádio, onde o torcedor pode ter a oportunidade de conhecer todos os detalhes da casa do seu time do coração. Desde ir às arquibancadas até pisar no gramado, sentar no banco de reservas e ter a vista dos jogadores.

Leia também

Descendo para a Baixada Santista, na Vila Belmiro, casa do Santos, os torcedores têm a opção de realizar o tour pelo museu do clube, que traz grandes histórias e jogadores que passaram por lá, deixando seu nome registrado na história do Peixe.

O Pelé, considerado por muitos como o maior jogador de futebol, tem seu o nome e legado marcado no Alvinegro Praiano, e o museu conta com diversas ilustrações do ex-jogador, além de suas conquistas pelo Santos.

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.