Ouvindo...

Campeão do Mundo avalia mudanças no calendário do futebol brasileiro

Rivaldo fez ponderação sobre alterações válidas a partir da próxima temporada

Anúncio do novo calendário do futebol brasileiro para o quadriênio 2026/2029 na sede da CBF, no Rio de Janeiro

Rivaldo, campeão da Copa do Mundo de 2002, avaliou as mudanças realizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no calendário do futebol brasileiro a partir de 2026.

Na quarta-feira (1º), a entidade máxima do futebol brasileiro anunciou a calendarização do futebol nacional para o quadriênio 2026/2029.

O ex-jogador reconheceu que a realização da Copa do Mundo em 2026 pode complicar a organização de datas para jogos no próximo ano.

“Para um ano que tem Copa do Mundo, é normal se apertar um pouco para que se tenha tempo para os jogadores que forem convocados se preparem para jogar o Mundial”, analisou o ex-meia à Betfair.

Ponderação sobre redução de datas para os estaduais

Na sequência, Rivaldo ponderou sobre a redução de datas disponibilizadas para a realização dos campeonatos estaduais. O número foi reduzido de 16 para 11.

“Não sei o quanto vai prejudicar os campeonatos estaduais por ficarem mais curtos. Temos hoje muitos clubes que necessitam dos estaduais para se manter financeiramente porque, muitas vezes, é a única competição que os times menores têm e depois passam praticamente o ano inteiro sem jogar”, iniciou.

“Então é preciso fazer um balanço, mas com certeza vai ter gente que vai sair prejudicada e outros que serão favorecidos”, finalizou Rivaldo.

Todas as datas do novo calendário do futebol brasileiro

  • Estaduais - 11 de janeiro a 8 de março
  • Copa do Nordeste - 25 de março a 7 de junho
  • Copa Verde - 25 de março a 7 de junho
  • Copa Sul-Sudeste - 25 de março a 7 de junho
  • Copa do Brasil - 18 de fevereiro a 6 de dezembro
  • Brasileirão - 28 de janeiro a 2 de dezembro
  • Série B - 21 de março a 28 de novembro
  • Série C - 5 de abril a 25 de outubro
  • Série D - 5 de abril a 13 de setembro
  • Libertadores - 18 de fevereiro a 28 de novembro
  • Sul-Americana - 8 de abril a 21 de novembro
Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports