Ouvindo...

SAF de clube mineiro fecha parceria e mira atuação inovadora em formação de atletas

Iniciativa quer transformar local em “Vale do Silício” do futebol

Luiz Kriwat (gestor do futebol), Luiz Carlos Capasciutti (Presidente Yuracan), Amauri Graciani (VP Yuracan), Vitor Colares (representante dos investidores da SAF), Marcel Parentoni (Reitor Unifei) e Janaína Santos (Vice-Reitora Unifei)

A parceria entre um clube de futebol e uma universidade resultará na construção de um “Laboratório do Futebol” em Minas. A iniciativa é gerida pela Sociedade Desportiva Yuracan Futebol Clube, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e a Futstorm Participações.

As partes assinaram, na última segunda-feira (6), um Protocolo de Intenções que prevê a construção de um Centro de Treinamento e Pesquisa (CTP). Pela primeira vez, o CTP será construído dentro de uma universidade pública.

“Este é um movimento que une o que o futebol tem de mais apaixonante com o que a universidade tem de mais transformador: a ciência, a tecnologia e a inovação. É um projeto inovador, sem precedentes, e que, sem dúvida, vai trazer os olhares para o estado de Minas Gerais”, destacou Vitor Fernandes Colares, sócio da Futstorm e representante dos investidores da SAF.

O projeto busca integrar as atividades de faculdade e o modelo de gestão da SAF. O Y-35 Venture Soccer Builder funcionará como espaços de pesquisa aplicada, extensão universitária e desenvolvimento de novas tecnologias.

“A UNIFEI tem uma tradição histórica em engenharia e empreendedorismo e, agora, passa a ocupar também uma posição estratégica no desenvolvimento científico do esporte”, afirmou Marcel Parentoni, reitor da UNIFEI.

Leia também

Como funcionará

A UNIFEI será responsável por integrar o projeto com disciplinas acadêmicas, pós-graduação e linhas de pesquisas específicas. O Yuracan e a Futstorm tocarão a gestão operacional, tecnológica e captação de recursos.

“O Yuracan nasceu dentro da universidade há mais de 90 anos e agora ‘volta pra casa’ de um jeito totalmente novo, como laboratório vivo de inovação. O clube tem, até hoje, uma identidade local muito forte e, mesmo em pouco tempo, já sentimos a força e o engajamento da cidade com este novo momento”, afirmou Amauri Graciani, vice-presidente do clube.

O projeto é que o CTP seja um laboratório para atletas, pesquisadores e clube buscarem soluções de performance esportiva, inteligência artificial aplicada, biomecânica, sustentabilidade e gestão de clubes.

SAF do Yuracan

O Yuracan, clube da cidade de Itajubá, no sul de Minas Gerais, no dia 27 de setembro, a aprovação dos sócios para se tornar SAF (Sociedade Anônima do Futebol). A votação em Assembleia Geral contou com unanimidade dos votos para a venda de 90% dos ações do clube.

A transação foi fechada com o grupo Futstorm, comandado pelo empresário Vitor Colares, em parceria com o gestor de futebol Luiz Kriwat, que tem passagens pelo Cruzeiro e América.

O projeto prevê um investimento mínimo de 25 milhões reais e se apresenta como “a primeira SAF Startup do Brasil” — um modelo de gestão 100% baseado em dados, inovação e tecnologia. Segundo os investidores, a meta é que a cidade se torne um “Vale do Silício do futebol”.

“O Yuracan será uma SAF 100% guiada por dados, com decisões científicas, que vai unir gestão profissional, inovação e desempenho esportivo. Vamos fazer de Itajubá o Soccer Valley, o Vale do Silício do futebol”, afirmou Vitor Colares.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.