Ouvindo...

Fabrício Bruno ou Léo Ortiz? Analista que trabalha para os dois revela qualidades

Itatiaia entrevistou Diego Vieira, fundador da ‘Outlier’, empresa que faz análises personalizadas sobre desempenho de Fabrício Bruno ou Léo Ortiz

Fabrício Bruno (esq), do Cruzeiro, e Léo Ortiz (dir), do Flamengo

Para muitos, Fabrício Bruno, do Cruzeiro, e Léo Ortiz, do Flamengo, disputam para saber quem é o melhor zagueiro do Brasil na atualidade. E apesar de carregarem estilos distintos em campo, os dois levam semelhanças para fora dos gramados. Ambos procuraram uma empresa especializada em análise individual para melhorarem o desempenho como atletas.

Tanto Fabrício Bruno quanto Léo Ortiz são assessorados pela ‘Outlier’, uma empresa mineira que tem como objetivo potencializar atletas com análises de desempenho personalizadas. Nesta semana, a Itatiaia entrevistou Diego Vieira, CEO da companhia, que falou sobre as valências dos dois zagueiros.

“O Fabrício tem uma capacidade física gigantesca de conseguir abrir a passada, de conseguir aumentar a velocidade, de diminuir a passada no momento certo - porque são coisas diferentes. Ele conseguir correr para trás em uma velocidade alta, mas ao mesmo tempo conseguir diminuir essa passada para poder aproximar, para poder induzir, para conseguir roubar a bola. E tem um jogo aéreo invejável”, avaliou Vieira.

“O Léo é um zagueiro que, por mais que ele tenha essas valências, ele se destaca mais pelo controle de bola, pela visão, muito mais um zagueiro construtor que gera boas linhas de passe. Ele se permite arriscar mais no momento ofensivo. Acontece que os dois acabam em vários momentos jogando pelo mesmo lado”, completou o analista.

Para Diego Vieira, o estilo dos dois zagueiros se completa, tendo em vista que as valências de um são diferentes das principais características do outro. O analista afirmou que busca implementar a leitura de espaço do Léo no Fabrício. Por outro lado, ressaltou como a “agressividade” do cruzeirense sem a bola agregaria no jogo do flamenguista.

“(Implementar) essa leitura expressiva de espaço que o Léo tem no jogo do Fabrício. Isso tende a elevar o nível dele, obviamente. Num comparativo, essa capacidade física, essa velocidade e muitas vezes essa agressividade que o Fabrício tem, teria muito agregado o jogo do Léo. Mas são características difíceis de desenvolver”, afirmou.

Para muitos, Léo Ortiz e Fabrício Bruno são os melhores zagueiros do Brasil. Não à toa, os dois disputam vaga na Seleção de Carlo Ancelotti. Tanto o flamenguista quanto o cruzeirense já foram convocados na ‘Era Carleto’. Fabrício Bruno, inclusive, está no Japão para participar de amistosos preparativos para a Copa do Mundo.

Leia também

O que é a ‘Outlier’?

Fundada em 2020, a ‘Outlier’ é uma empresa mineira que tem como objetivo potencializar atletas, clubes e treinadores com análises estratégicas e soluções personalizadas. A companhia conta com 28 analistas, que realizam encontros remotos com os clientes para análises por meio de relatórios e vídeos.

“Percebi que, quando eu jogava, era tudo muito intuitivo e que existia um caminho legal para desenvolver um projeto em que, através de informação e dados e análises, a gente pudesse ajudar no desenvolvimento de atletas de futebol. De lá para cá, a ‘Outlier’ já atendeu mais de 250 atletas”, contou Diego.

Entre os clientes, a ‘Outlier’ conta com diversos astros do mundo da bola, como os zagueiros Fabrício Bruno e Léo Ortiz; os meias Bruno Guimarães, Andreas Pereira e Joelinton; e os atacantes Kaio Jorge e Endrick. Pensando também em jogadores de base, foi criada a ‘E-Scout’, uma empresa focada em acompanhar e desenvolver jovens atletas.

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.