Ouvindo...

Grêmio volta a vencer um clássico GreNal após dois anos; veja retrospecto

Tricolor ganhou por 3 a 2 em duelo com três pênaltis para o Colorado e duas expulsões

Grêmio venceu clássico por 3 a 2 fora de casa

Com o 3 a 2 sobre o Internacional neste domingo (21), o Grêmio encerrou um jejum sem ganhar do arquirrival em clássicos GreNais. Faziam dois anos que o Tricolor não batia o arquirrival.

Com o resultado pelo Brasileirão, o Grêmio voltou a ganhar do Inter. A última vitória havia sido em maio de 2023, quando venceu por 3 a 1 na Arena. No Beira-Rio, o último êxito havia acontecido em março de 2022, quando o Tricolor ganhou por 3 a 0.

Últimos GreNais

  • Inter 2 x 3 Grêmio (Brasileirão 2025)
  • Grêmio 1 x 1 Inter (Brasileirão 2025)
  • Grêmio 0 x 2 Inter (Gauchão 2025)
  • Grêmio 1 x 1 Inter (Gauchão 2025)
  • Inter 1 x 0 Grêmio (Brasileirão 2024)
  • Grêmio 0 x 1 Inter (Brasileirão 2024)
  • Inter 3 x 2 Grêmio (Brasileirão 2023)
  • Grêmio 3 x 1 Inter (Brasileirão 2023)

Números na história dos GreNais

  • 448 jogos
  • 165 vitórias do Inter
  • 142 vitórias do Grêmio
  • 141 empates
  • 610 gols do Inter
  • 580 gols do Grêmio

Como foi o GreNal 448

A primeira grande oportunidade do GreNal surgiu do lado gremista. Aos 2’, Pavón recebeu livre e cruzou na área. A zaga afastou, mas, na sobra, Edenilson chutou por cima do gol de Rochet.

O Inter saiu em contra-ataque e conseguiu responder com um arremate de Alan Rodríguez. De fora da área, o uruguaio tirou tinta da trave de Volpi.

Pênalti e gol do Inter

Aos 17', Bernabei foi derrubado por Noriega dentro da área do Grêmio: pênalti para o Inter. Inicialmente, o árbitro não marcou a penalidade. O VAR interviu e assinalou a falta na marca da cal.

Alan Patrick na batida. O camisa 10 cobrou alto e no canto esquerdo. Volpi chegou a tocar, mas a bola parou no fundo do gol: 1 a 0.

Após o segundo pênalti convertido contra o seu time, Noriega chorou no gramado no Beira-Rio.

Grêmio empata

Com 30', Marlon e Willian tabelaram pela esquerda, o meia-atacante cruzou para Carlos Vinicius que, de cabeça, empatou: 1 a 1. Rochet ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol do Grêmio.

O atacante da equipe gremista teve a chance de virar o jogo aos 40'. Pavón recebeu pela direita e cruzou na medida para Carlos Vinicius que, livre, acabou não conseguindo dominar ou sequer arrematar.

Inter amplia em novo pênalti

Nos acréscimos, Tabata cruzou para Carbonero que, sozinho e na frente do gol, chutou por cima. Chance inacreditável perdida pelo Inter. Porém, antes da bola chegar no colombiano, bateu no braço de Noriega: novo pênalti para o Colorado.

Alan Patrick, mais uma vez, converteu a cobrança: 2 a 1 para o Inter. Desta vez, a bola foi para um lado, e o goleiro para o outro.

Grêmio empata pela segunda vez, novamente de cabeça

O primeiro tempo de fortes emoções terminou com um gol de André Henrique, logo em seguida que os mandantes ficaram na frente do marcador. Willian cobrou um escanteio na cabeça do companheiro de Grêmio: 2 a 2.

Segundo tempo

Depois de um primeiro tempo com quatro gols, as emoções seguiram na etapa complementar. Aos 8', Aguirre cruzou para Borré, livre na cara do gol. O colombiano raspou o pé na bola, que foi para fora, desperdiçando uma boa oportunidade.

O jogo ficou mais ‘truncado’, e os times apresentavam dificuldades de chegar ao ataque — até o momento que o Grêmio virou o confronto.

Grêmio vira

Aos 17', Alysson Edward colocou o Grêmio na frente do placar. O jovem entrou no segundo tempo e, na primeira chance, saiu disparado em contra-ataque. Quando chegou na área, o atleta tocou no fundo da rede de Rochet: 3 a 2 para os visitantes.

Arthur expulso

O volante Arthur foi expulso aos 27', após entrada por trás em Carbonero. O lance foi analisado pelo VAR e, após a revisão, o jogador do Grêmio foi para o vestiário mais cedo.

Inter pressiona

O Inter foi para o tudo ou nada. Com um a mais, a pressão era iminente. Aos 35', Ricardo Mathias cabeceou no canto de Volpi, que protagonizou uma bela defesa e salvou o Grêmio.

No lance seguinte, o goleiro Tricolor espalmou outra vez. Carbonero recebeu livre e, de cabeça, deu um ‘peixinho’ que parou nas mãos do camisa 1 gremista.

Volpi ainda fez uma terceira defesa, novamente em chute de Ricardo Mathias. O atacante arrematou enquanto caía no chão.

O jogo terminou assim, 3 a 2 para o Grêmio, que não vencia um GreNal desde 2023 — encerrando este jejum em pleno Beira-Rio.

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.