Ouvindo...

O que se sabe sobre o acidente que matou Diogo Jota e André Silva

Pneu estourado durante ultrapassagem causou a tragédia que matou os irmãos portugueses na Espanha

Diogo Jota e André Silva faleceram nesta quinta-feira (3)

A morte dos irmãos Diogo Jota, atacante do Liverpool e da seleção portuguesa, e André Silva, jogador do Penafiel, comoveu o mundo do futebol. Os dois faleceram na madrugada desta quinta-feira (3), após um grave acidente de carro na rodovia A-52, na província de Zamora, no noroeste da Espanha.

De acordo com informações da Guarda Civil espanhola, um pneu estourado durante uma ultrapassagem teria sido a causa do acidente. O carro em que viajavam, uma Lamborghini Huracán, saiu da pista pela lateral esquerda, colidiu e pegou fogo. Os dois ocupantes morreram no local. O velório dos irmãos será nesta sexta-feira (4), na capela de São Cosme e Damião, em Gondomar-POR.

“A investigação aponta para um acidente de trânsito devido ao estouro de um pneu durante uma ultrapassagem. Como consequência, o carro se incendiou, e ambos os ocupantes morreram”, informou a Guarda Civil, em comunicado.

Vídeos registrados por motoristas que passavam pela rodovia mostram o veículo completamente destruído e em chamas, com peças espalhadas pelo asfalto. A Huracán, modelo de luxo lançado pela Lamborghini em 2014 e com produção encerrada em 2024, é um superesportivo capaz de atingir até 325 km/h. Segundo o jornal El País, o carro teria sido alugado.

Preparação para retorno à Inglaterra

Diogo Jota e André Silva estavam a caminho da cidade portuária de Santander, no norte da Espanha, de onde Jota seguiria de balsa para o Reino Unido. O jogador do Liverpool havia sido orientado por médicos a evitar voos após uma cirurgia pulmonar recente e se reapresentaria ao clube inglês na próxima semana para a pré-temporada.

Diogo Jota tinha 28 anos e iniciou a carreira no Paços de Ferreira. Com passagens por Atlético de Madrid, Porto e Wolverhampton, se transferiu para o Liverpool em 2020 e rapidamente se destacou no clube inglês.

Recentemente, conquistou a Premier League 2024/25 e a UEFA Nations League com Portugal. Seu irmão, André, de 26 anos, também passou pela base do Porto e defendia atualmente o Penafiel.

Comoção nas redes

As mortes causaram forte comoção no futebol europeu. O Liverpool, a Federação Portuguesa de Futebol e o FC Porto, clube formador dos dois irmãos, lamentaram a tragédia e prestaram homenagens.

O clube inglês divulgou nota oficial afirmando estar “devastado” e ofereceu apoio à família e aos torcedores, optando por não comentar mais o caso neste momento, em respeito à privacidade dos envolvidos.

Já o FC Porto homenageou os ex-atletas com bandeiras a meio mastro no Estádio do Dragão e uma imagem de Diogo Jota em destaque nos telões do estádio. Nas redes sociais, o clube declarou: “Enviamos as sentidas condolências à família e amigos”.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.