Agora no rádio...

Jornal da Itatiaia - 1ª Edição

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Rumo às oitavas: veja a situação dos brasileiros após a 2ª rodada do Mundial

Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense finalizaram o segundo jogo na competição nos Estados Unidos

Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo estão com os ‘pes’ nas oitavas de final

Os quatro times brasileiros venceram os seus jogos na 2ª rodada do Mundial de Clubes da Fifa. Com isso, Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense encaminharam a classificação às oitavas de final do torneio. Todos terminaram na liderança de seus grupos.

A trajetória começou com o 2 a 0 tranquilo do Palmeiras contra o Al Ahly-EGI, na quinta-feira (19). Depois, ainda no feriado, teve contornos históricos com a vitória do Botafogo diante do PSG-FRA, por 1 a 0. Na sequência, veio a dominante exibição do Flamengo contra o Chelsea-ING, um 3 a 1 com ‘gostinho de quero mais’, na sexta-feira (20). O ‘show’ brasileiro terminou com o 4 a 2 do Fluminense sobre o Ulsan HD-CO neste sábado (21).

O desempenho apresenta um cenário muito positivo para os clubes brasileiros no Mundial de Clubes.

Veja os cenários dos clubes brasileiros no Mundial de Clubes

Palmeiras

Richard Rios, volante do Palmeiras

O Alviverde Paulista conseguiu ficar em boas condições de classificação após a vitória tranquila por 2 a 0 diante do Al Ahly. Com quatro pontos, o Palmeiras lidera o Grupo A, com a mesma pontuação do Inter Miami.

Os comandados de Abel Ferreira enfrentarão os estadunidenses na última rodada, em um duelo direto pela primeira colocação.

Em caso de vitória simples, o Verdão termina com a liderança e aguarda o segundo colocado do Grupo B. O empate também classifica os paulistas em primeiro, por conta dos critérios de desempate.

O Palmeiras só é eliminado em caso de derrota para o Inter Miami, com o Al Ahly vencendo o Porto-POR e descontando o saldo, que neste momento é de +2 para o Alviverde. Nesse cenário, o Time do Messi passa em primeiro, com sete pontos e o Al Ahly em segundo, com quatro.

Botafogo

Igor Jesus marcou o gol do Botafogo sobre o PSG, no Mundial de Clubes

Com o histórico resultado diante do PSG, o clube alvinegro também encaminhou a classificação. Para o próximo duelo, diante do Atlético de Madrid-ESP, basta um simples empate para a classificação em primeiro do grupo.

Com seis pontos, o Glorioso lidera a sua chave. A eliminação só ocorreria em caso de derrota por goleada. Isso porque, os espanhóis precisam, de qualquer forma, tirar um saldo de quatro gols. Em caso de triunfo ‘colchonero’ e vitória dos franceses contra o Seattle Sounders-EUA, haveria um triplo empate com seis pontos.

Neste cenário, o PSG seria o líder do Grupo B e o Atlético só se classificaria, goleando o Botafogo por mais de dois de vantagem.

Por isso, para fugir do primeiro colocado do Grupo A (que pode ser o Palmeiras) nas oitavas, basta um empate na rodada derradeira.

Flamengo

Flamengo teve grande atuação e venceu de virada

Após dominar o Chelsea-ING de ponta a ponta na sexta-feira (20), o Flamengo se tornou o primeiro clube classificado no Mundial de Clubes da Fifa. O 3 a 1 de virada colocou o Rubro-Negro Carioca na próxima fase com seis pontos.

Isso porque Chelsea e Espérance-TUN, ambos com três, se enfrentarão na última rodada.

O Flamengo ainda encaminha a liderança no Grupo D. O clube brasileiro só deixa de se classificar em primeiro, caso perca para o Los Angeles FC (que ainda não pontuou) e o vencedor do outro duelo tire um saldo de quatro (Chelsea) ou cinco gols (Esperance).

Fluminense

Fluminense é líder do Grupo F

Os tricolores conseguiram uma vitória importantíssima diante do Ulsan Hyundai-COR. O 4 a 2 colocou o Fluminense na primeira colocação do Grupo F, com quatro pontos. Agora, basta um empate com o Mamelodi Sundowns-AFS, na última rodada, para a classificação.

Os sul-africanos têm três pontos, e precisam vencer o Flu para se classificarem. Caso os cariocas vençam, podem garantir a primeira colocação a depender do resultado do Borussia contra o Ulsan.

Contudo, caso o Mamelodi vença, o Flu precisa de uma derrota dos alemães para os sul-coreanos.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência na cobertura esportiva, como repórter de cidades e rádio. Antes da Itatiaia, colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real.