Os quatro times brasileiros venceram os seus jogos na 2ª rodada do
A trajetória começou com o 2 a 0 tranquilo do Palmeiras contra o Al Ahly-EGI, na quinta-feira (19). Depois, ainda no feriado, teve contornos históricos com a vitória do Botafogo diante do PSG-FRA, por 1 a 0. Na sequência, veio a dominante exibição do Flamengo contra o Chelsea-ING, um 3 a 1 com ‘gostinho de quero mais’, na sexta-feira (20). O ‘show’ brasileiro terminou com o 4 a 2 do Fluminense sobre o Ulsan HD-CO neste sábado (21).
O desempenho apresenta um cenário muito positivo para os clubes brasileiros no Mundial de Clubes.
Veja os cenários dos clubes brasileiros no Mundial de Clubes
Palmeiras
Richard Rios, volante do Palmeiras
O Alviverde Paulista conseguiu ficar em boas condições de classificação após a vitória tranquila por 2 a 0 diante do Al Ahly. Com quatro pontos, o Palmeiras lidera o Grupo A, com a mesma pontuação do Inter Miami.
Os comandados de Abel Ferreira enfrentarão os estadunidenses na última rodada, em um duelo direto pela primeira colocação.
Em caso de vitória simples, o Verdão termina com a liderança e aguarda o segundo colocado do Grupo B. O empate também classifica os paulistas em primeiro, por conta dos critérios de desempate.
O Palmeiras só é eliminado em caso de derrota para o Inter Miami, com o Al Ahly vencendo o Porto-POR e descontando o saldo, que neste momento é de +2 para o Alviverde. Nesse cenário, o Time do Messi passa em primeiro, com sete pontos e o Al Ahly em segundo, com quatro.
Botafogo
Igor Jesus marcou o gol do Botafogo sobre o PSG, no Mundial de Clubes
Com o histórico resultado diante do PSG, o clube alvinegro também encaminhou a classificação. Para o próximo duelo, diante do Atlético de Madrid-ESP, basta um simples empate para a classificação em primeiro do grupo.
Com seis pontos, o Glorioso lidera a sua chave. A eliminação só ocorreria em caso de derrota por goleada. Isso porque, os espanhóis precisam, de qualquer forma, tirar um saldo de quatro gols. Em caso de triunfo ‘colchonero’ e vitória dos franceses contra o Seattle Sounders-EUA, haveria um triplo empate com seis pontos.
Neste cenário, o PSG seria o líder do Grupo B e o Atlético só se classificaria, goleando o Botafogo por mais de dois de vantagem.
Por isso, para fugir do primeiro colocado do Grupo A (que pode ser o Palmeiras) nas oitavas, basta um empate na rodada derradeira.
Flamengo
Flamengo teve grande atuação e venceu de virada
Após dominar o Chelsea-ING de ponta a ponta na sexta-feira (20), o Flamengo se tornou o primeiro clube classificado no Mundial de Clubes da Fifa. O 3 a 1 de virada colocou o Rubro-Negro Carioca na próxima fase com seis pontos.
Isso porque Chelsea e Espérance-TUN, ambos com três, se enfrentarão na última rodada.
O Flamengo ainda encaminha a liderança no Grupo D. O clube brasileiro só deixa de se classificar em primeiro, caso perca para o Los Angeles FC (que ainda não pontuou) e o vencedor do outro duelo tire um saldo de quatro (Chelsea) ou cinco gols (Esperance).
Fluminense
Fluminense é líder do Grupo F
Os tricolores conseguiram uma vitória importantíssima diante do Ulsan Hyundai-COR. O 4 a 2 colocou o Fluminense na primeira colocação do Grupo F, com quatro pontos. Agora, basta um empate com o Mamelodi Sundowns-AFS, na última rodada, para a classificação.
Os sul-africanos têm três pontos, e precisam vencer o Flu para se classificarem. Caso os cariocas vençam, podem garantir a primeira colocação a depender do resultado do Borussia contra o Ulsan.
Contudo, caso o Mamelodi vença, o Flu precisa de uma derrota dos alemães para os sul-coreanos.