A Fifa divulgou, nessa sexta-feira (27), as estatísticas da primeira fase do
Público
Um total de 1.667.819 pessoas compareceram aos estádios do Mundial na fase de grupos. O maior público foi registrado na goleada do PSG por 4 a 0 sobre o Atlético de Madrid: 80.619 estiveram presentes no Rose Bowl, em Pasadena.
Até então, a média de público é de 34.746.
Gols e artilheiros
Todos os clubes da competição anotaram pelo menos um gol. Foram 144 tentos em 48 partidas - média de 3 por jogo.
O Brasil tem o maior número de artilheiros, com 18, à frente da Argentina (17) e da França (11). Os jogadores que lideram a contagem de gols do certame, contudo, não são brasileiros: Ángel Di María (Benfica), Michael Olise (Bayern de Munique), Jamal Musiala (Bayern de Munique) e Wessam Abou Ali (Al Ahly FC), todos com três.
A maior goleada foi aplicada pelo Bayern no Auckland City, da Nova Zelândia, por 10 a 0.
Nacionalidades
No total, 72 nacionalidades estiveram representadas em campo, com Brasil e Argentina novamente liderando a fase de grupos em número de jogadores, com 91 e 73, respectivamente. Portugal (32) foi o terceiro e mais bem representado país na Europa, seguido de perto pela Espanha (31).
Estádios
O Estádio TQL, em Cincinnati, foi o que presenciou mais gols. Foram 21 em quatro partidas. Ele é seguido de perto pelo Lincoln Financial Field, na Filadélfia (19) e pelo Lumen Field, em Seattle (18).
Oitavas de final
A Europa tem nove equipes nas oitavas de final, sendo o continente com mais representantes. Entre os países, o Brasil tem mais: quatro.
Além disso, um recorde de 117 jogadores brasileiros estarão nas oitavas de final. Itália (35) e Alemanha (34) são as próximas na lista, enquanto 49 países diferentes terão pelo menos um atleta nesta fase do torneio.