Ouvindo...

Mundial de Clubes será realizado no Brasil? Presidente da Fifa abre o jogo

Gianni Infantino elogiou também a participação dos clubes brasileiros na primeira edição do torneio

Gianni Infantino, presidente da Fifa

Gianni Infantino, presidente da Fifa, foi presença ilustre no Lincoln Financial Field, na Filadélfia (Estados Unidos), para acompanhar o duelo entre Palmeiras e Botafogo, vencido pelo Alviverde, por 1 a 0, válido pelas oitavas de final do Mundial de Clubes. O assunto principal foi a possibilidade de realizar o torneio no Brasil.

“Sim (o Brasil pode ser a próxima sede do Mundial). Falamos com o presidente da CBF, que deu essa possibilidade. Ainda não decidimos o que vamos fazer. Sabemos também que o Brasil é o país que vai sediar a Copa do Mundo Feminina em 2027. Então, o futebol mundial vai voltar para o Brasil, e isso é fantástico”, disse Infantino, em entrevista à TV Globo.

No dia 20 de junho, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, se reuniu com Gianni Infantino para manifestar o interesse do Brasil em sediar o Mundial de Clubes de 2029.

Gianni Infantino também comentou o desempenho das equipes brasileiras na Copa do Mundo de Clubes. O dirigente elogiou a atuação de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.

"É fantástico o impacto do futebol brasileiro aqui nos Estados Unidos, neste Mundial de Clubes. O mundo inteiro gosta do futebol brasileiro, e ter quatro clubes - e os quatro passarem às oitavas de final - é um sucesso, um êxito fantástico para o futebol brasileiro. E também os torcedores, isso tenho que agradecer a eles, são fantásticos”, completou.

Possível mudança no Mundial de Clubes

Questionado sobre uma possível mudança no ciclo da Copa do Mundo de Clubes, de quatro para dois anos, Gianni Infantino afirmou que a Fifa vai analisar para verificar a viabilidade.

“Creio que, depois deste Mundial, vamos fazer uma análise, vamos estudar tudo e vamos falar com os clubes, com as confederações, e vamos entender qual é o melhor futuro para esse Mundial de Clubes. O que já sabemos é que é um sucesso enorme e coloca os clubes do mundo inteiro no mapa. E isso é fundamental para a Fifa”, concluiu.

Leia também

Túlio Kaizer é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte e tem grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.