Ouvindo...

Morte de Diogo Jota: detalhes do velório e do funeral do jogador

Diogo Jota e o irmão, André Silva, morreram nesta quinta-feira (3) em trágico acidente de carro

Diogo Jota em foto de divulgação do Liverpool para a temporada 2024/2025

Está marcado para a tarde desta sexta-feira (4), em horário local de São Cosme, próximo a Porto, em Portugal, o velório do atacante Diogo Jota, do Liverpool-ING e da Seleção Portuguesa, morto em acidente de trânsito nesta quinta-feira (3). Já no sábado (5), haverá o funeral. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Ainda de acordo com a mídia britânica, a primeira cerimônia será na Capela de São Cosme. Já a segunda, no sábado, ocorrerá na Igreja Matriz de Gondomar. Outra vítima do acidente, o atacante André Silva, do Penafiel-POR, irmão de Jota, passará pelos mesmos ritos.

O Daily Mail também informou que houve resgate dos corpos de Jota e do irmão da região do acidente em Zamora, na Espanha. Eles estavam em viagem numa rodovia quando um pneu estourou durante ultrapassagem, o que causou o acidente segundo a Guarda Civil Espanhola.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o veículo, uma Lamborghini Huracán EVO Spyder, em chamas após o trágico acidente. Uma foto também mostra uma das rodas do “super carro” e parte do para-choque, na cor verde.

Próximo do fim das férias, os irmãos Jota e André Silva estavam em viagem para Santander, na Espanha. De lá, eles pegariam uma balsa para seguir à Grã-Bretanha. Por conta de uma cirurgia no pulmão, o atacante do Liverpool foi aconselhado a não viajar de avião.

Leia também

Diogo Jota

A morte de Diogo Jota nesta quinta chocou o mundo do futebol e do esporte como um todo. O jogador de 28 anos do Liverpool-ING e da Seleção Portuguesa morreu em acidente de trânsito em Zamora, na Espanha, durante as férias.

Natural de Massarelos, no Porto, o atacante multifuncional Jota começou a jogar futebol ainda criança no Gondomar, clube da cidade de mesmo nome e distrito portuense. Diogo Jota chegou para o sub-11 do Gondomar e ficou no clube até 2013, quando atuava pelo sub-19.

Depois de destaque na base, o Paços de Ferreira, também de Portugal, contratou o jovem atacante. Na temporada 2014/2015, Jota foi lançado ao time principal pelo técnico Paulo Fonseca e iniciou a trajetória profissional.

Jota seguiu na equipe até 2016, quando foi contratado pelo Atlético de Madrid, da Espanha, por 7 milhões de euros. Apesar disso, o atacante foi cedido por empréstimo ao Porto, tradicional clube de Portugal, onde foi bem na temporada 2016/2017.

No ano seguinte, Jota foi novamente emprestado, agora ao Wolverhampton Wandereres, da Inglaterra. Depois de ótimo primeiro ano, o jogador acabou contratado pelos ingleses por 14 milhões de euros e seguiu na equipe até 2020, quando chamou a atenção do Liverpool.

O Liverpool o contratou para a temporada 2020/2021em negócio que girou em torno de 44,7 milhões de euros. Nos Reds, Jota tinha contrato até o fim da temporada 2026/2027 e ajudou em grandes campanhas recentes da equipe.

Ressalta-se que em meio à passagem pelos Wolves, em 2019, Jota finalmente foi convocado à Seleção Portuguesa. O jogador integrou diversas vezes as seleções de base de Portugal.

O atacante do Liverpool e da Seleção Portuguesa deixou a esposa e três filhos, além de milhares de fãs ao redor do mundo.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.