O mundo do futebol viveu uma triste quinta-feira (3) com a notícia da trágica
Segundo a Guarda Civil da Espanha, um pneu estourado durante ultrapassagem causou o acidente fatal. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o veículo, que segundo o El País seria alugado, em chamas e posteriormente desintegrado.
A Huracán (furacão, em espanhol) é um clássico modelo da Lamborghini. O carro teve primeiro lançamento em 2014, como substituto da Gallardo, e teve a produção encerrada em 2024. No Brasil, uma Huracán pode ser encontrada a parti de R$ 4,4 milhões.
A Huracán conta com motor 5,2 litros V10 a gasolina, com 610 cv de potência. A relação de peso/potência do “super carro” na versão cupê é de 2,36 kg/cv.
Dados oficiais apontam que ela uma Huracán de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos, com velocidade máxima de 325 km/h na configuração LP 610-4 em tração integral.
Confiável segundo lista
Em maio de 2023, uma lista da Uswitch, site britânico especializado em comparação de produtos, apontou a Huracán como o super carro mais confiável do mundo.
Apesar de 96% em teste do Ministério do Transporte (MOT), o carro não teve nenhum recall até então e teve nota de 4,9 da mídia, chegando a uma nota geral de 9,37, a maior. O próximo da lista é o Bugatti Chiron, empatado com a Ferrari FF.
Mudança
Com o fim da Huracán, a Lamborghini anunciou a Temerario como substituta. Para marcar o fim da produção, a marca do touro desenvolveu a Huracán STJ, especializada para pistas de corrida.
“Assim como o STO, o Huracán STJ oferece uma potência máxima de 640 CV a 8.000 rpm e um torque de 565 Nm (a 8.000 rpm) controlados por uma caixa de câmbio de dupla embreagem de 7 velocidades (LDF - Lamborghini Doppia Frizione), combinada com a tração traseira apenas”, divulgou a Lamborghini sobre a Huracán STJ em abril de 2024.
Diogo Jota
A
Natural de Massarelos, no Porto, o atacante multifuncional Jota começou a jogar futebol ainda criança no Gondomar, clube da cidade de mesmo nome e distrito portuense. Diogo Jota chegou para o sub-11 do Gondomar e ficou no clube até 2013, quando atuava pelo sub-19.
Depois de destaque na base, o Paços de Ferreira, também de Portugal, contratou o jovem atacante. Na temporada 2014/2015, Jota foi lançado ao time principal pelo técnico Paulo Fonseca e iniciou a trajetória profissional.
Jota seguiu na equipe até 2016, quando foi contratado pelo Atlético de Madrid, da Espanha, por 7 milhões de euros. Apesar disso, o atacante foi cedido por empréstimo ao Porto, tradicional clube de Portugal, onde foi bem na temporada 2016/2017.
No ano seguinte, Jota foi novamente emprestado, agora ao Wolverhampton Wandereres, da Inglaterra. Depois de ótimo primeiro ano, o jogador acabou contratado pelos ingleses por 14 milhões de euros e seguiu na equipe até 2020, quando chamou a atenção do Liverpool.
O Liverpool o contratou para a temporada 2020/2021em negócio que girou em torno de 44,7 milhões de euros. Nos Reds, Jota tinha contrato até o fim da temporada 2026/2027 e ajudou em grandes campanhas recentes da equipe.
Ressalta-se que em meio à passagem pelos Wolves, em 2019, Jota finalmente foi convocado à Seleção Portuguesa. O jogador integrou diversas vezes as seleções de base de Portugal.
O atacante do Liverpool e da Seleção Portuguesa deixou a esposa e três filhos, além de milhares de fãs ao redor do mundo.