A presença de atletas em Copas do Mundo sempre foi um termômetro da força esportiva dos clubes no cenário nacional e internacional. Ao longo da história,
No entanto, nem sempre essa participação foi contínua. Em determinados períodos, os dois clubes enfrentaram intervalos sem representantes em Mundiais.
Diante disso, surge a pergunta: qual deles ficou mais tempo sem ter jogadores em Copas do Mundo? A seguir, a Itatiaia responde.
Duelo de ‘jejuns’ entre Grêmio e Internacional
Considerando os maiores períodos sem jogadores convocados, o Inter teve o maior jejum:
- Grêmio: 16 anos sem representantes (2002 a 2018);
- Internacional: 24 anos sem representantes (1950 a 1974).
Grêmio viveu maior jejum no século XXI
O maior período sem jogadores gremistas em Copas do Mundo ocorreu entre 2002 e 2018.
Após o título mundial da Seleção Brasileira em 2002, quando o clube teve Anderson Polga e Luizão convocados, o Grêmio só voltou a ser representado em 2018, com o zagueiro Pedro Geromel, na Copa da Rússia.
O intervalo foi de 16 anos sem atletas gremistas em Copas do Mundo, o maior jejum da história do clube no torneio.
Antes disso, o Tricolor já havia passado por outro intervalo relevante, entre 1970 e 1982, após a convocação de Everaldo, mas aquele período foi menor, com 12 anos de duração.
Anderson Polga com o troféu da Copa do Mundo de 2002
Internacional teve longo intervalo após ‘Maracanazo’
O Internacional também viveu um período expressivo sem representantes em Copas do Mundo, especialmente nas primeiras décadas do torneio.
Após a Copa do Mundo de 1950, quando Nena e Adãozinho defenderam o clube, o Inter voltou a ter jogadores convocados apenas em 1974, com Figueroa, Carpegiani e Valdomiro.
Esse intervalo totalizou 24 anos sem atletas colorados em Copas do Mundo, o maior jejum da história do clube.
A partir de 1974, porém, o Internacional passou a marcar presença com maior regularidade:
- 1978: Batista
- 1982: Edevaldo
- 1986: Mauro Galvão e Rubén Paz
- 1990: Taffarel
- 1998: Julio Enciso
- 2014: Charles Aránguiz
Aránguiz disputou a Copa de 2014 como jogador do Internacional