Copa do Mundo: em quais Mundiais o Grêmio teve jogadores estrangeiros convocados?

Única vez em que o Grêmio teve um jogador estrangeiro em uma Copa do Mundo ocorreu na edição de 1998

Rivarola foi o único estrangeiro do Grêmio a jogar Copa do Mundo

A presença do Grêmio em Copas do Mundo atravessa gerações e diferentes momentos do futebol mundial. Ao longo da história, o clube gaúcho teve atletas convocados para o maior torneio de seleções do planeta, majoritariamente defendendo a Seleção Brasileira.

Em meio a esse cenário, há um recorte específico que chama atenção: as edições em que o Tricolor contou com jogadores estrangeiros disputando a Copa do Mundo. A seguir, a Itatiaia relembra o estrangeiro que representou o Grêmio em Copas.

Participação estrangeira do Grêmio em Copas do Mundo

Diferentemente de outros clubes brasileiros, o Grêmio teve uma participação pontual de atletas estrangeiros em Mundiais.

Ao longo da história, apenas uma edição registrou jogador de fora do país convocado enquanto defendia o clube.

Copa do Mundo de 1998

A única vez em que o Grêmio teve um jogador estrangeiro em uma Copa do Mundo ocorreu na edição de 1998, disputada na França.

Na ocasião, o clube foi representado por:

  • Catalino Rivarola, zagueiro da seleção do Paraguai.

O defensor era peça importante do elenco gremista e integrou a campanha paraguaia no Mundial, que terminou com eliminação nas oitavas de final, diante da França, futura campeã.

Predominância de brasileiros nas convocações gremistas

Apesar da forte presença internacional do clube ao longo de sua história, o Grêmio teve seus principais representantes em Copas do Mundo defendendo a Seleção Brasileira.

Entre os nomes que marcaram a história gremista estão:

  • Everaldo (1970);
  • Batista e Paulo Isidoro (1982);
  • Valdo (1986);
  • Anderson Polga e Luizão (2002);
  • Pedro Geromel (2018)..

Um registro raro na história tricolor

A convocação de Catalino Rivarola em 1998 permanece como um episódio isolado na trajetória gremista em Copas do Mundo. Até hoje, aquela edição segue sendo o único Mundial com participação estrangeira do clube.

O dado reforça uma característica histórica do Grêmio: sua relação mais frequente com jogadores brasileiros nas convocações, mesmo em períodos de forte presença internacional da equipe.

Leia também

Repórter em formação com experiência em coberturas locais e interestaduais, com atuação em diferentes frentes do jornalismo. Apaixonado por esportes, especialmente futebol, acompanha o cenário nacional e internacional, com foco em contexto, informação e curiosidades do jogo. Acumula passagem por No Ataque e Estado de Minas.

Ouvindo...