Ouvindo...

Técnico do Liverpool lamenta morte de Diogo Jota e revela ‘choque’ com notícia

Arne Slot se pronunciou sobre o falecimento do atacante nesta quinta-feira (3)

Arne Slot, técnico do Liverpool, lamentou a morte de Diogo Jota nesta quinta-feira (3)

Técnico do Liverpool, Arne Slot lamentou, nesta quinta-feira (3), a morte do atacante Diogo Jota. O português de 28 anos faleceu em um acidente de carro na província de Zamora, na Espanha. O irmão dele, André Silva, também estava no veículo.

Em longa carta, Slot revelou-se em ‘choque’ com a notícia e mandou recado para a família dos dois.

“Minha mensagem para eles é muito clara: vocês nunca andarão sozinhos. Os jogadores, a equipe, os torcedores do Liverpool Football Club estão todos com você e, pelo que vi hoje, o mesmo pode ser dito da família mais ampla do futebol”, destacou.

O técnico dos Reds também exaltou a boa relação que Diogo Jota tinha com jogadores e funcionários do clube. Além disso, o holandês lembrou o ótimo rendimento que o atacante apresentava em campo.

“Para nós, como clube, a sensação de choque é absoluta. Diogo não era só nosso jogador. Ele era um ente querido por todos nós. Ele era colega de equipe, colega de trabalho e, em todas essas funções, era muito especial. Eu poderia dizer muito sobre o que ele trouxe para nossa equipe, mas a verdade é que todo mundo que assistiu Diogo jogar pôde ver isso. Trabalho árduo, desejo, comprometimento, ótima qualidade, metas. A essência do que um jogador do Liverpool deveria ser”, escreveu.

Veja a carta completa de Arne Slot

“O que dizer? O que alguém pode dizer em um momento como esse, quando o choque e a dor são tão intensos? Eu gostaria de ter as palavras, mas sei que não tenho.

Tudo o que tenho são sentimentos que sei que muitas pessoas compartilharão sobre uma pessoa e um jogador que amamos muito e uma família da qual gostamos tanto. Meus primeiros pensamentos não são os de um técnico de futebol. Eles são de pai, filho, irmão e tio e pertencem à família de Diogo e André Silva, que passaram por uma perda tão inimaginável.

Minha mensagem para eles é muito clara: vocês nunca andarão sozinhos. Os jogadores, a equipe, os torcedores do Liverpool Football Club estão todos com você e, pelo que vi hoje, o mesmo pode ser dito da família mais ampla do futebol

Isso não é apenas uma resposta à tragédia. É também uma reação à bondade das pessoas envolvidas e ao respeito que tantos têm pelos meninos como indivíduos e pela família como um todo

Para nós, como clube, a sensação de choque é absoluta. Diogo não era só nosso jogador. Ele era um ente querido por todos nós. Ele era colega de equipe, colega de trabalho e, em todas essas funções, era muito especial.

Eu poderia dizer muito sobre o que ele trouxe para nossa equipe, mas a verdade é que todo mundo que assistiu Diogo jogar pôde ver isso. Trabalho árduo, desejo, comprometimento, ótima qualidade, metas. A essência do que um jogador do Liverpool deveria ser

Havia também as partes que nem todo mundo conseguia ver. A pessoa que nunca buscou popularidade, mas a encontrou mesmo assim. Não é amigo de duas pessoas, amigo de todos. Alguém que fez os outros se sentirem bem consigo mesmos apenas por estarem com eles. Uma pessoa que se importava profundamente com sua família

Na última vez que conversamos, parabenizei Diogo por vencer a Liga das Nações e lhe desejei sorte em seu próximo casamento. Em muitos aspectos, foi um verão dos sonhos para Diogo e sua família, o que torna ainda mais doloroso que termine assim.

Quando vim pela primeira vez ao clube, uma das primeiras músicas que conheci foi a que nossos fãs cantam para Diogo. Eu não tinha trabalhado com ele antes, mas soube imediatamente que se os torcedores do Liverpool, que viram tantos grandes jogadores ao longo dos anos, cantavam um canto tão único para Diogo, ele deveria ter qualidades especiais.

O fato de termos perdido essas qualidades em circunstâncias tão terríveis é algo que ainda não aceitamos. Por esse motivo, precisamos que todos no clube se unam e apoiem uns aos outros. Devemos isso a Diogo, a André Silva, à sua família em geral e a nós mesmos.

Minhas condolências vão para a esposa de Diogo, Rute, seus três lindos filhos e para os pais de Diogo e Andre Silva.

Quando chegar a hora certa, celebraremos Diogo Jota, lembraremos seus objetivos e cantaremos sua música. Por enquanto, vamos nos lembrar dele como um ser humano único e lamentar sua perda. Ele nunca será esquecido.

O nome dele é Diogo”.

Leia também

Diogo Jota

A morte de Diogo Jota nesta quinta-feira (3) chocou o mundo do futebol e do esporte como um todo. O jogador de 28 anos do Liverpool-ING e da Seleção Portuguesa morreu em acidente de trânsito em Zamora, na Espanha, durante as férias.

Natural de Massarelos, no Porto, o atacante multifuncional Jota começou a jogar futebol ainda criança no Gondomar, clube da cidade de mesmo nome e distrito portuense. Diogo Jota chegou para o sub-11 do Gondomar e ficou no clube até 2013, quando atuava pelo sub-19.

Depois de destaque na base, o Paços de Ferreira, também de Portugal, contratou o jovem atacante. Na temporada 2014/2015, Jota foi lançado ao time principal pelo técnico Paulo Fonseca e iniciou a trajetória profissional.

Jota seguiu na equipe até 2016, quando foi contratado pelo Atlético de Madrid, da Espanha, por 7 milhões de euros. Apesar disso, o atacante foi cedido por empréstimo ao Porto, tradicional clube de Portugal, onde foi bem na temporada 2016/2017.

No ano seguinte, Jota foi novamente emprestado, agora ao Wolverhampton Wandereres, da Inglaterra. Depois de ótimo primeiro ano, o jogador acabou contratado pelos ingleses por 14 milhões de euros e seguiu na equipe até 2020, quando chamou a atenção do Liverpool.

O Liverpool o contratou para a temporada 2020/2021em negócio que girou em torno de 44,7 milhões de euros. Nos Reds, Jota tinha contrato até o fim da temporada 2026/2027 e ajudou em grandes campanhas recentes da equipe.

Ressalta-se que em meio à passagem pelos Wolves, em 2019, Jota finalmente foi convocado à Seleção Portuguesa. O jogador integrou diversas vezes as seleções de base de Portugal.

O atacante do Liverpool e da Seleção Portuguesa deixou a esposa e três filhos, além de milhares de fãs ao redor do mundo.

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.