Bahia estreia na Copa Libertadores com derrota para O’Higgins no Chile

Partida de ida da segunda fase preliminar foi realizada no Estádio El Teniente, no Chile

Ademir, do Bahia, tenta finalização contra o O’Higgins, do Chile

O Bahia perdeu pela primeira vez na temporada 2026. Na noite desta quarta-feira (18), o Tricolor foi superado pelo O’Higgins-CHI por 1 a 0 em jogo de ida da segunda fase preliminar da segunda fase da Copa Libertadores. Francisco González marcou o único gol da partida realizada no Estádio El Teniente, no Chile.

A partida de volta está marcada para a próxima quarta-feira (25), às 19h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Para avançar de fase, o Bahia precisa vencer por dois gols de diferença. Caso vença pela diferença de um gol, a classificação será decidida nos pênaltis.

Antes disso, o Tricolor encerra a fase de classificação do Campeonato Baiano contra o já rebaixado Atlético de Alagoinhas. A partida da 9ª rodada está marcada para este sábado (21), às 16h, e será realizada no Estádio de Pituaçu, em Salvador.

O jogo

Sem jogadores com característica de passe no meio de campo, o Bahia abriu mão da maneira que vem jogando há dois anos, que é a valorização da posse de bola. O O’Higgins, embalado pelo apoio do torcedor, abriu o placar com um golaço de Francisco González, aos 3 minutos.

Com Everton Ribeiro suspenso, o técnico Rogério Ceni optou por Erick, que pouco apareceu nos primeiros minutos. Antes do intervalo, aos 30 minutos, o treinador sacou o volante para a entrada de Caio Alexandre e, a partir daí, o Tricolor passou a ocupar espaços no campo de ataque.

Segundo tempo

Com mais posse de bola, o Bahia voltou melhor do intervalo, mas foi o O’Higgins quem ameaçou primeiro. Arnaldo Castillo, de cabeça, ampliou para os donos da casa aos 9 minutos, mas o gol foi anulado por falta em Ademir no início da jogada.

No fim, o Bahia pressionou o O’Higgins em busca do empate, mas apesar da melhora, não conseguiu sequer levar perigo ao gol defendido por Carabalí. A derrota pelo placar mínimo mantém o Tricolor vivo na briga pela classificação.

Leia também

O’Higgins-CHI 1 x 0 Bahia

O’Higgins-CHI

Carabalí; Faúndez, Robledo, Brizuela e Luis Pavez; Felipe Ogaz, Juan Leiva (Schamine) e Bryan Rabello (Yáñez); Francisco González, Sarrafiore (Benjamín Rojas) e Arnaldo Castillo (Vecino) - Técnico: Lucas Bovaglio.

Bahia

Ronaldo; Roman Gomez (Gilberto), Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Luciano Juba; Acevedo, Erick (Caio Alexandre) e Jean Lucas; Ademir (Everaldo), Kike Olivera (Erick Pulga) e Willian José (Sanabria) - Técnico: Rogério Ceni.

Gol

Francisco González (4min1ºT), para o O’Higgins-CHI

Cartões amarelos

Felipe Ogaz e Juan Leiva (O’Higgins-CHI)
Roman Gomez, Gilberto, Acevedo, Ademir, Kike Olivera e Everaldo (Bahia)

  • Motivo: jogo de ida da segunda fase preliminar da Copa Libertadores
  • Data e horário: 18 de fevereiro (quarta-feira), às 19h (de Brasília)
  • Local: Estádio El Teniente, em Rancagua (CHI)
  • Árbitro: Alberto Feres (URU)
  • Auxiliares: Andrés Nievas e Mathias Muniz (URU)
  • VAR: Christian Ferreyra (URU)
Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.

Ouvindo...