Ouvindo...

Já na Copa, Brasil prepara testes e encara Bolívia na altitude pelas Eliminatórias

Partida é válida pela rodada de encerramento da competição, e a Bolívia ainda tem chances de ir à repescagem

Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, prepara ‘time alternativo’ para encarar Bolívia

Bolívia e Brasil medem forças nesta terça-feira (9), às 20h30 (de Brasília), pela 18ª e última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A bola rola no Estádio Municipal de El Alto, em El Alto, na Bolívia, a 4150 metros de altitude.

A última partida das Eliminatórias tem mais serventia para a Bolívia, que ainda almeja uma vaga na repescagem. Apenas Bolívia e Venezuela disputam o lugar único nos playoffs.

Já a Seleção Brasileira, está matematicamente classificada para o próximo Mundial. Até por isso, o técnico Carlo Ancelotti prepara uma espécie de “time alternativo” e deve promover testes na equipe.

Como chega a Bolívia?

A Bolívia terá força máxima para o duelo. A La Verde, como é carinhosamente chamada, busca encerrar um jejum de 32 anos sem participações em Copas - a última foi em 1994, nos Estados Unidos.

E a Seleção Brasileira?

Classificado com antecedência, o time comandado por Carlo Ancelotti deve apostar em uma formação alternativa para o duelo, que será disputado no Estádio Municipal de El Alto.

O treinador italiano confirmou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (8) que pretende dar espaço a jogadores menos utilizados até aqui. A decisão passa tanto pelo desgaste físico do elenco, após a vitória sobre o Chile no Maracanã, quanto pela adaptação às condições da altitude.

“Estamos avaliando o cansaço dos jogadores e também a estratégia para essa partida. É um momento importante para observarmos novos nomes e ajustarmos a equipe”, explicou Ancelotti.

Mudanças em todos os setores

No setor defensivo, Fabrício Bruno, do Cruzeiro, deve iniciar como titular ao lado de Alexsandro, do Lille, dando descanso a Marquinhos e Gabriel Magalhães. Nas laterais, Caio Henrique aparece como favorito, enquanto Vitinho pode assumir a direita. Wesley, que vinha treinando entre os principais, sentiu um desconforto muscular e pode perder a vaga.

No meio-campo, a principal ausência é Casemiro, suspenso. A tendência é que Andrey Santos ocupe o espaço, formando o trio com Bruno Guimarães e Lucas Paquetá. O volante Jean Lucas, do Bahia, recém-convocado, deve ganhar seus primeiros minutos na equipe principal.

O ataque também será reformulado. Se contra o Chile Ancelotti escalou quatro jogadores no setor ofensivo, diante da Bolívia a opção será por um trio: Samuel Lino, Luiz Henrique e Richarlison.

Bolívia x Brasil

Provável Bolívia

Lampe; Diego Medina, Haquín, Morales e Roberto Fernández; Villamíl, Ervin Vaca, Robson Matheus e José Sagredo; Miguelito e Moisés Paniagua. Técnico: Óscar Villegas.

Provável Brasil

Alisson; Vitinho (Wesley), Fabrício Bruno, Alexsandro e Caio Henrique; Andrey Santos, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Samuel Lino e Richarlison. Técnico: Carlo Ancelotti

  • Motivo: 18ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026;
  • Data e horário: terça-feira, 9 de setembro de 2025, às 20h30 (de Brasília);
  • Local: Estádio Municipal de El Alto, em El Alto, na Bolívia;
  • Árbitro: Cristián Garay (CHI);
  • Assistentes: Miguel Rocha (CHI) e Juan Serrano (CHI);
  • Árbitro de vídeo - VAR: Rodrigo Carvajal (CHI);
  • Onde assistir: TV Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), GE TV (YouTube) e tempo real no Itatiaia Esporte
Leia também

Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports