O Union Saint-Gilloise-BEL, atual campeão belga, decidiu quebrar a tradição do futebol moderno e manter o mesmo uniforme titular da última temporada para 2025/26. A medida, segundo o clube, busca reduzir o impacto ambiental e aliviar os gastos dos torcedores, evitando a troca anual do modelo principal.
A escolha por não renovar o uniforme titular reforça o compromisso ambiental do clube, que já havia repetido seu kit reserva nas duas últimas temporadas.
O Union Saint-Gilloise lembra que a indústria da moda é responsável por até 10% das emissões globais de gases de efeito estufa e afirma querer contribuir para a redução de resíduos.
Nova camisa reserva
Enquanto o kit titular segue o mesmo — predominantemente amarelo com detalhes azuis nas mangas e na gola —, a Nike e o clube apresentaram na segunda-feira (11) um novo uniforme reserva, com um design especial que conecta o time às suas origens em Bruxelas.
O manto é predominantemente branco e traz, em tom azul, um mapa de Saint-Gilles e Forest, bairros que cercam o estádio Joseph Marien. O detalhe histórico remete a uma cartografia da década de 1950.
Il est également possible de l'acheter au fanshop ce jeudi ou samedi avant notre match à domicile contre le Standard. pic.twitter.com/xFoJb3CqV7
— Royale Union Saint-Gilloise (@UnionStGilloise) August 11, 2025
Projeto de torcedor
O projeto é ainda mais simbólico por ter sido criado por um torcedor. Marc Janssens venceu um concurso de design promovido pelo Union no fim de 2024 e viu sua ideia ganhar vida no novo uniforme. Como reconhecimento, ele receberá uma versão exclusiva, assinada e emoldurada.
A estreia oficial da nova camisa reserva está marcada para 13 de setembro, no jogo contra o FCV Dender, pelo Campeonato Belga. A primeira leva do produto, colocada à venda no site oficial do clube, esgotou rapidamente.
Atual campeão
A temporada 2024/25 foi histórica para a equipe de Bruxelas. Em maio,
O feito coroou uma trajetória de recuperação que começou em 2018, quando o clube, então na terceira divisão, foi adquirido pelos empresários ingleses Tony Bloom e Alex Muzio.