Ouvindo...

Clube de John Textor na Premier League pode perder vaga em competição europeia; entenda

Dono da SAF do Botafogo, empresário também é responsável pela gestão de outros três clubes na Europa

John Textor, dono da SAF do Botafogo

O Crystal Palace, clube de John Textor na Premier League, pode perder a vaga na próxima edição da Europa League. Gestor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo, o empresário também é dono de outros dois clubes na Europa: Lyon, da França, e RWD Molenbeek, da Bélgica.

O problema é justamente o fato de Textor ser dono de duas equipes classificadas à Europa League 2025/26: Crystal Palace e Lyon. As regras da Uefa proibem que dois clubes do mesmo dono joguem juntos em um torneio.

Para tentar superar esse obstáculo, os sócios do Palace fizeram uma proposta para colocar as ações do clube inglês em um fundo cego, ou seja, na mão de curadores. Nessa semana, o jornal The Guardian afirmou que a ideia foi rejeitada pela Uefa, e um dos motivos foi o prazo. A data limite para esse tipo de mudança é 1º de março.

Recentemente, a alternativa foi usada com sucesso por Manchester City e Manchester United. Os donos dos gigantes ingleses também são gestores do Girona-ESP e Nice-FRA, respectivamente, e fizeram a mudança para que ambas as equipes disputassem competições internacionais na mesma temporada.

No caso dos clubes de Textor, o Crystal Palace se classificou à Europa League após o título da Copa da Inglaterra, enquanto o Lyon conseguiu vaga pela tabela do Campeonato Francês.

Outra opção para o dono da SAF do Botafogo é vender os 45% que tem do clube inglês. Segundo o The Guardian, ele não está confiante que vai conseguir um comprador até a data do sorteio da fase preliminar da Europa League, no dia 17 de junho.

Leia também

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.