Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Conheça os possíveis adversários do Fortaleza na Copa Libertadores

Clube cearense vai disputar a competição pela terceira vez e estará no pote 3 no sorteio dos grupos

Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) oficializou aos clubes participantes da Copa Libertadores, nesta sexta-feira (7), os potes para o sorteio dos grupos. O evento será realizado em 17 de março, às 20h (de Brasília), na sede da entidade em Luque, no Paraguai.

A posição nos potes é definida por meio do ranking anual da Conmebol, divulgado no fim de 2024, que conta pontuação em participações e conquistas recentes e passadas nos torneios da Conmebol, e também desempenho na elite nacional de cada país.

O Fortaleza estará no pote 3, junto com outros sete times que, obviamente, não poderão enfrentar o Leão na fase de grupos: Vélez Sarsfield-ARG, Atlético Nacional-COL, Sporting Cristal-PER, Universitario-PER, Talleres-ARG, Deportivo Táchira-VEN e Universidad de Chile.

Os rivais presentes nos demais potes podem encarar o Fortaleza, com um detalhe que consta no regulamento: não pode haver brasileiros na mesma chave. Ou seja, o Leão não vai encarar Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Inter ou São Paulo, times que também entraram direto na fase de grupos.

Do pote 1, o Fortaleza terá pela frente Racing-ARG, Nacional-URU, River Plate-ARG ou Peñarol-URU. Do 2, só não poderá pegar o Inter. Os demais são Olimpia-PAR, Liga de Quito-EQU, Libertad-PAR, Independiente Del Valle-EQU, Estudiantes-ARG, Colo Colo-CHI e Bolívar-BOL.

Do quatro, poderá pegar qualquer um, inclusive Corinthians ou Bahia, caso os brasileiros, que estão na terceira fase preliminar, avancem aos grupos. Carabobo-VEN, Bucaramanga-COL, San Antônio Bulo Bulo-BOL e Central Córdoba-ARG já estão garantidos neste pote, que pode ter ainda os dois brasileiros, além de Barcelona de Guayaquil-EQU, Boston River-URU, Alianza Lima-PER, Cerro Porteño-PAR, Deportes Iquique-CHI ou Melgar-PER.

Leia também

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.