Passados 10 dias do atentado contra o ônibus do Fortaleza, nenhum dos autores foi punido. Em nota enviada à Itatiaia, a Polícia Civil de Pernambuco informou, na última quinta (29), que o caso segue sob investigação da Delegacia de Repressão à Intolerância Esportiva, mas “não é possível fornecer detalhes no momento”.
A Itatiaia preparou um passo a passo de tudo que foi descoberto até agora sobre esse episódio que marcou de forma negativa o futebol brasileiro. Confira:
Ônibus do Fortaleza é atacado
No dia 21 de fevereiro,
De acordo com nota divulgada pelo Leão do Pici na manhã seguinte,
Todos eles foram encaminhados para o hospital mais próximo. No dia seguinte, voltaram com o restante da delegação para Fortaleza.
Autoridades se posicionam
Prontamente, o fato repercutiu e causou uma grande comoção no mundo do futebol. Diversos clubes se solidarizaram com o Tricolor e pediram punições enérgicas contra os envolvidos.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, do PSDB, garantiu, em texto publicado nas redes sociais,
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
Polícia Civil identifica ‘algumas pessoas’
A Polícia Civil de Pernambuco falou pela primeira vez sobre o caso no dia 23 de fevereiro. O chefe da corporação, Renato Rocha,
“Estamos com um prognóstico bom da investigação e acreditamos que vamos chegar aos responsáveis (...) Já temos algumas pessoas identificadas. Eu gostaria de não falar [quantos] agora para não atrapalhar. Temos um número. Não é uma pessoa só. Acreditamos que vamos chegar a uma organização”, afirmou, em imagens realizadas pela Rede Globo.
Sport é punido
Também no dia 23, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz, d
O entendimento de Perdiz foi de que “o Sport deveria providenciar a segurança e integridade de todos os envolvidos, principalmente durante o trajeto de ida e saída da praça desportiva”.
O presidente do Leão da Ilha, Yuri Romão, em pronunciamento oficial, chamou a decisão de “arbitrária” e prometeu tentar revertê-la “pelos meios legais”. “Estão punindo um clube de Pernambuco, do Nordeste, apenas por conta do seu CEP”, acusou.
Homem confessa participação
No dia 26 de fevereiro,
“A Polícia Civil de Pernambuco informa que segue com as diligências de investigação do caso e está realizando oitivas de testemunhas e suspeitos. Um deles confessou participação na ação do dia 21/02/24 e continuam as investigações para a identificação dos demais envolvidos”, dizia nota enviada à Itatiaia.
Nesta quinta, em novo contato com a reportagem, a Polícia Civil informou que o caso segue sob investigação da Delegacia de Repressão à Intolerância Esportiva. “Não é possível fornecer detalhes no momento”, diz o texto.
O Fortaleza voltará a campo após o atentado pela primeira vez neste domingo (3), às 20h30 (de Brasília). O adversário é o Fluminense-PI, pela primeira fase da Copa do Brasil.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.