O Fluminense terá pela frente nesta terça-feira (8), pelas oitavas de final da Copa Libertadores, às 19h (de Brasília), o único clube argentino que venceu o Tricolor jogando no Maracanã pela competição continental. O Argentinos Juniors-ARG veio ao Maior do Mundo em 1985 e bateu o Flu.
Na época, pela fase de grupos da competição, o Fluminense foi derrotado por 1 a 0 pelo rival desta terça. Se o resultado se repetir, o Tricolor está fora da competição continental, o grande objetivo da diretoria e da comissão técnica na atual temporada.
Mas se o Argentinos Juniors tem um bom desempenho quando enfrenta o Tricolor no Maracanã, o mesmo não pode se dizer dos argentinos. Além deles, o Flu já recebeu Boca Juniors, River Plate, Arsenal Sarandí e Ferro Carril Oeste e nunca perdeu. São cinco jogos com dois empates e três vitórias.
Inclusive, duas das maiores goleadas do Fluzão pela competição foram contra equipes da Argentina em jogos no Maracanã. Em 2008, o Flu venceu o Arsenal pelo placar de 6 a 0, e, neste ano venceu o River Plate por 5 a 1.
Nos últimos 12 jogos que o Fluminense fez como mandante na Copa Libertadores, são oito vitórias, três empates e somente uma derrota, para o Junior Barranquilla-COL, em 2021. Ao todo, pela competição, são 23 jogos com 12 vitórias, cinco empates e quatro derrotas.
Nesta edição, o Tricolor fez três jogos como mandante, venceu dois e empatou um. A equipe está