Ouvindo...

Serna brilha no Maracanã, e Fluminense vence o Fortaleza pelo Brasileirão

Tricolor Carioca se aproxima do G6 e mantém o Leão na zona de rebaixamento da Série A

Fluminense x Fortaleza: Canobbio comemora o gol com Serna, decisivo na vitória do Tricolor pelo Brasileirão

O Fluminense contou com uma atuação inspirada de Serna para vencer o Fortaleza por 2 a 1, neste sábado (16), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em jogadas individuais - uma em cada etapa da partida -, o atacante colombiano deixou Germán Cano e Canobbio em condições de marcar os dois gols do Tricolor no Maracanã.

O Leão ainda descontou na etapa final com Breno Lopes, mas a reação parou por aí.

A situação na Série A

A vitória leva o Fluminense aos 27 pontos, encostando no G6 do Brasileirão. O Fortaleza, com 15, segue na zona de rebaixamento. Confira a tabela e a classificação da Série A!

Na 21ª rodada, o time de Renato Gaúcho visita o Bragantino, em São Paulo, no sábado (23). A equipe de Renato Paiva recebe o Mirassol, em Fortaleza, no próximo domingo (24).

Leia também

Na terça (19), o Fluminense recebe o América de Cali pelo jogo de ida das oitavas de final da Sul-Americana. O Tricolor está em vantagem após vencer na Colômbia por 2 a 1.

O Fortaleza enfrenta o Vélez Sarsfield em Buenos Aires, na Argentina, na mesma noite. Na ida das oitavas de final da Libertadores, os times empataram sem gols no Castelão.

Serna deixa fácil para Cano

O jogo começou com as equipes buscando o ataque, e não demorou para o Fluminense abrir o placar. O lance começou com ótimo lançamento de Samuel Xavier para Serna.

O atacante se livrou da marcação da Ávila duas vezes antes de rolar para trás. Germán Cano, bem posicionado, só teve o trabalho de chutar no cantinho: 1 a 0 aos oito minutos!

Fluminense x Fortaleza: Germán Cano vibra com gol no Maracanã

VAR em ação duas vezes

O Fortaleza demorou a reagir após o gol, mas terminou o primeiro tempo com maior posse de bola e mais finalizações. Kervin chegou a empatar, mas o gol foi anulado.

O VAR apontou que o camisa 77 dominou a bola com a mão após jogada individual de Yago Pikachu. Pouco antes, Lucero e Herrera arriscaram contra a meta de Fábio.

Canobbio - que substituiu Keno, lesionado - caiu na área aos 46 minutos, e Rafael Klein deu pênalti. Após revisão no VAR, o árbitro gaúcho voltou atrás da marcação.

Canobbio aproveita passe de Serna

No primeiro lance após o intervalo, Pikachu arriscou de fora da área, e Fábio fez grande defesa. O goleiro tornou-se o atleta com mais jogos na história do futebol: 1390.

Em busca do empate, o Fortaleza ficou exposto ao contra-ataque e “pagou o preço”. Em nova jogada individual, Serna atropelou a marcação e tocou para trás outra vez. Aos 19, quem chegou para completar de primeira foi Canobbio: 2 a 0 para o Fluminense!

Breno Lopes desconta

Acionado por Renato Paiva, Allanzinho fez a diferença em seu primeiro lance. Lançado em velocidade, o atacante deixou Breno Lopes com o gol vazio a sua frente: 2 a 1 aos 28!

O time de Renato Paiva lançou-se ao ataque, mas foi pouco criativo. Aos 44, Fábio evitou outro gol do Fortaleza, em cabeçada de Barreiro, garantindo a vitória do Fluminense.

Fluminense 2 x 1 Fortaleza

Fluminense

Fábio; Samuel Xavier, Davi Schuindt, Manoel e Renê; Facundo Bernal, Bernal, Martinelli (Hércules), Serna e Ganso (Lima); Keno (Canobbio) e Germán Cano (Everaldo). Técnico: Renato Gaúcho.

Fortaleza

Helton Leite; Tinga, Brítez, Gastón Ávila e Weverson; Lucas Sasha, Rossetto (Barreiro), Kervin (Lucca) e Herrera (Breno Lopes); Yago Pikachu (Allanzinho) e Lucero (Deyverson). Técnico: Renato Paiva.

  • Gols: Germán Cano (9'/1ºT), Canobbio (18'/1ºT), do Fluminense, e Breno Lopes (28'/2ºT), do Fortaleza
  • Cartão amarelo: Martinelli e Bernal (FLU); Brítez, Kervin e Lucero (FOR)
  • Cartão vermelho: Não houve
  • Renda e público: R$ 1.287.034,00 / 28.771 pagantes / 31.215 presentes
  • Motivo: Jogo DA 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Local: Maracanã, Rio de Janeiro
  • Data e hora: 16 de agosto (sábado) de 2025, às 16h (de Brasília)
  • Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
  • Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Luís Carlos de França Costa (RN)
  • Arbitro de vídeo: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.