Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Filipe Luís admite surpresa no Mundial após vitória do Flamengo sobre o Chelsea

Treinador reforça qualidade da “elite europeia”, mas destaca competividade dos times sul-americanos

Filipe Luís, técnico do Flamengo, vibra com Wallace Yan na vitória sobre o Chelsea

O Flamengo venceu o Chelsea por 3 a 1, nesta sexta (20), e manteve a invencibilidade dos clubes brasileiros no Mundial de Clubes. Após a partida no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, o técnico Filipe Luís admitiu surpresa com os resultados nos confrontos entre os times sul-americanos e europeus, reforçando o que já havia dito antes do torneio: a elite está no Velho Continente.

“Eu estou surpreso. Conheço a qualidade dos clubes europeus, especialmente a elite do futebol. São 12 clubes no mundo que fazem parte da elite. Estou surpreso por esses resultados. Eles não estão muito acostumados com o clima. Os sul-americanos são muito competitivos, na Libertadores é muito difícil vencer, mas nem sempre o melhor vence”, iniciou Filipe Luís.

A vitória do Flamengo sobre o Chelsea foi a segunda no Mundial de Clubes de um time sul-americano sobre uma equipe europeia. O Botafogo, na quinta (19), venceu o PSG pelo Grupo B. Houve ainda três empates: Palmeiras x Porto; Boca Jrs x Benfica; e Fluminense x Borussia Dortmund.

“Nós temos paciência nos jogos, estamos acostumados com o clima. Eu fiquei quatro dias sem dormir bem porque eu vi o time do Chelsea e acho que é o time mais tático da Europa. Os jogadores entenderam muito bem o modo de jogar, é difícil jogar contra o Chelsea. Foi uma enorme vitória para nós. Eu estou muito feliz. Qualquer um pode ganhar a competição, isso é o futebol”, seguiu.

Após o Chelsea abrir o placar no primeiro tempo, com Pedro Neto, o Flamengo buscou a vitória de virada na etapa final. Bruno Henrique, que saiu do banco, fez um gol e deu uma assistência para Danilo. Nos minutos finais, Wallace Yan selou o placar.

“Primeiro, o Bruno é o jogador com mais títulos na história do clube. Todos nós sabemos que cresce em jogos grandes. Pensei muito em começar com ele. Por mais que ele venha sendo cobrado e criticado, ele é um atacante que não se resume a gols e assistências. O que ele vem fazendo em campo, os detalhes, ele faz. Às vezes outro companheiro joga melhor pelo Bruno estar em campo”, afirmou Filipe Luís.

“Ele sempre é importante, sempre foi, sempre será. É um jogador que tem todas as valências que eu acredito em um jogador de elite, por mais que ele tenha uma idade avançada. Não tinha dúvida de que ele iria melhorar nosso ataque, porque o jogo estava pedindo velocidade. Era um momento em que o Chelsea estava conseguindo ter mais a bola porque nossa pressão estava atrasada. Sabia que o Bruno iria dar esse avanço no território e a partir daí a qualidade do Plata, do Gerson prevaleceria”, seguiu.

Leia também

Confira, abaixo, mais respostas de Filipe Luís, técnico do Flamengo:

Entrada de Wallace Yan
“Nos conhecemos muito bem. Conheço ele do Sub-20. Foi meu 9 no título mundial sub-20. Tem uma paixão, uma vontade de vencer absurda. Compete, entra em qualquer lugar como se tivesse jogando uma pelada. Esse é o grande diferencial dele. Além disso, tem estrela. Às vezes nem preciso falar, só de colocar ele em campo, vai causar um furor que vai deixar a defesa desorientada.”

Gols de Bruno Henrique e Danilo
“Bruno é especial. Ele é o jogador com mais títulos na história do clube. Não importa se ele joga um minuto ou cinco ou 90, ele sempre deixa o coração em campo, estou muito feliz por ele. Danilo é enorme. Temos que aproveitar esses jogadores.”

Enfrentamento entre sul-americanos e europeus
“Acredito que existe uma elite no futebol, que oito e dez do mundo fazem parte. Eles são muito superiores. Tirando essa elite, acho que os brasileiros estão no mesmo nível desse segundo escalão. Pela forma de competir, se adaptar, jogar em todos tipos de gramado, altitude, climas adversos. Isso gerou uma competitividade que não nos coloca para baixo contra nenhum clube no mundo. Evidentemente que o elenco dessa elite é melhor. Dentro do campo, qualquer um pode ganhar. O maior exemplo, é que hoje ganhamos do Chelsea, mas o Central Córdoba ganhou da gente em casa, quase perdemos para o Táchira. Nunca é fácil, o futebol é assim e por isso é tão lindo.”

Desempenho dos europeus no Mundial
“Não tenho nada para falar. Existe uma competição maravilhosa e única para todos que estão aqui. Se algum clube não quer ganhar, azar o deles. Do que eu vi desde que começou o jogo, dos duelos, todo mundo quer ganhar. Que é uma competição diferente, em climas diferentes que podem prejudicá-los, não tenho dúvidas que sim. Também jogamos a Libertadores e temos que ir para a altitude, querendo ganhar. Futebol é assim. É para todos e ganha o melhor time, que quer mais ganhar.”

O Grupo D do Mundial de Clubes

Com o resultado, o Flamengo é o líder isolado da chave com seis pontos. O Chelsea ainda é o segundo lugar, com três pontos.

Após as derrotas nas respectivas estreias, Los Angeles FC e Espérance se enfrentam às 19h (de Brasília) no Geodis Park, em Nashville. Confira a tabela e todas chaves do Mundial!

A terceira rodada do Grupo D acontece na terça (24). Espérance e Chelsea jogam na Filadélfia, enquanto LAFC e Flamengo se enfrentam em Miami. Os jogos são simultâneos, às 22h (de Brasília).

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.