A Conmebol oficializou nesta segunda-feira (11) os detalhes da final da
O anúncio aconteceu um dia antes do início das oitavas de final, que iniciam nesta terça-feira (12) — Flamengo, Botafogo, Palmeiras, São Paulo, Internacional e Fortaleza são os brasileiro que ainda estão na competição deste ano. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) havia apresentado a candidatura do Brasil para sediar a partida no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, mas a proposta não foi escolhida.
O Monumental de Lima — que tem capacidade para 80.093 torcedores, sendo o maior estádio do Peru — já recebeu uma final da Libertadores em 2019, primeiro ano com decisão em jogo único. Na ocasião, o Flamengo derrotou o River Plate-ARG por 2 a 1 e conquistou o bicampeonato — atualmente, o clube soma três títulos.
“Lima demonstrou em 2019 que é capaz de receber os melhores times do continente. Agora, nos preparamos para uma final que será transmitida para mais de 195 países e que promete ser uma verdadeira festa do futebol, com impacto em nível mundial”, disse Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.
Final da Libertadores voltará para o Monumental, no Peru, após seis anos
Desde a mudança no formato, a final única foi disputada duas vezes no Maracanã, no Rio de Janeiro. Em 2020, o Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0, em jogo sem público por conta da pandemia de Covid-19. Em 2023, o Fluminense bateu o Boca Juniors-ARG por 2 a 1 e ergueu o troféu pela primeira vez.
A decisão de 2024 ocorreu no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. O Botafogo superou o Atlético por 3 a 1 em mais uma final entre brasileiros.
Entre as outras edições, o Palmeiras conquistou o título de 2021 no Estádio Centenário, em Montevidéu, ao vencer o Flamengo. O Rubro-Negro levantou a taça em 2022, no Estádio Monumental, em Guayaquil, após bater o Athletico-PR.
Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, comentou a importância da definição da sede da final única da Libertadores. A empresa se especializou em hospitalidade esportiva.
“A escolha do Estádio Monumental de Lima, com sua capacidade e estrutura, mostra como a final da Libertadores atrai torcedores dispostos a viver essa experiência localmente. Mas o evento vai muito além do dia do jogo: movimenta toda a cidade, desde a logística internacional até a hospedagem, gastronomia e imersão na cultura local. Como agência oficial de viagens da Conmebol nos últimos anos, acompanhamos de perto essa engrenagem e sabemos a importância de garantir comodidade e segurança para quem viaja. A confirmação antecipada do palco da decisão dá a todos os envolvidos muito mais tempo para planejar e entregar uma experiência à altura da final mais aguardada do continente”, afirmou.
Finais da Libertadores em jogo único (desde 2019)
- 2019: Estádio Monumental de Lima (Lima, Peru) - Flamengo 2 x 1 River Plate-ARG
- 2020: Maracanã (Rio de Janeiro, Brasil) - Palmeiras 1 x 0 Santos
- 2021: Estádio Centenário (Montevidéu, Uruguai) - Palmeiras 2 x 1 Flamengo
- 2022: Estádio Monumental (Guayaquil, Equador) - Flamengo 1 x 0 Athletico-PR
- 2023: Maracanã (Rio de Janeiro, Brasil) - Fluminense 2 x 1 Boca Juniors-ARG
- 2024: Estádio Monumental de Núñez (Buenos Aires, Argentina) - Botafogo 3 x 1 Atlético
- 2025: Estádio Monumental de Lima (Lima, Peru)