Em meio à maratona de jogos, a questão física do
Em métricas como distância percorrida, quantidade de sprints, acelerações e velocidade máxima, estes jogadores atingiram recordes pessoais em 2025. O preparador físico Diogo Linhares destacou o desempenho dos atletas como fruto do trabalho integrado de várias áreas do departamento de futebol, como preparação física, fisiologia, nutrição e saúde.
“Num cenário com tantos jogos, nosso desafio é manter os atletas com saúde para entregar números como esses de maneira consistente. Isso se dá com trabalho integrado de várias áreas, mas também com muito treino e dedicação dos próprios jogadores. É este equilíbrio que nos garante um time com tanta intensidade e entrega nas partidas, mesmo com um espaço tão curto de recuperação entre elas”, explicou Diogo Linhares.
No total, cinco atletas do time que iniciou a partida bateram recordes pessoais (RP) em ao menos um destes indicadores de desempenho físico: Distância total percorrida (DT); Distância em alta intensidade (DAI); Número de acelerações (ACC) e desacelerações (DEC); Quantidade de sprints e distância de sprints; Velocidade máxima alcançada. Além do volume de esforço, os dados também revelam a manutenção da intensidade nos movimentos realizados.
Entre os destaques individuais, Luiz Araújo impressionou ao percorrer mais de 12,5 quilômetros, com 26 sprints realizados e uma velocidade máxima de 33 km/h, todos eles representando seus melhores índices na temporada. Alex Sandro e Evertton Araujo também atingiram recordes de distância e aceleração, enquanto Everton Cebolinha e Pedro se destacaram por atingir suas melhores marcas de velocidade e explosão no ano.
“Tivemos alguns recordes pessoais em questão de distância percorrida no jogo e, principalmente, a intensidade, que é um dado fundamental para que a gente tenha noção exata da evolução e do nível de condicionamento físico dos nossos atletas. Sabemos que é um calendário apertado, mas esses dados mostram consistência no nível de aptidão física do grupo”, finalizou Claudio Pavanelli, fisiologista do Flamengo.
O mesmo já havia acontecido com
Filipe Luís lida com desfalques
Com uma entorse no joelho esquerdo sofrida contra o Botafogo, no domingo (18), Nicolás De La Cruz iniciou tratamento no Ninho do Urubu. O volante uruguaio é mais uma baixa no Flamengo.
Além de Viña, em recuperação de cirurgia no segundo semestre de 2024, Erick Pulgar e Allan, com lesões musculares, e Gonzalo Plata, com edema ósseo no joelho direito, são desfalques.
A tendência é de que nenhum desses cinco jogadores estejam à disposição de Filipe Luís contra o Palmeiras, no domingo (25), tampouco contra o Deportivo Táchira, na próxima quarta (28).
Os próximos jogos do Flamengo:
- 21/5 - Flamengo x Botafogo-PB (Copa do Brasil)
- 25/5 - Palmeiras x Flamengo (Brasileirão)
- 28/5 - Flamengo x Deportivo Táchira (Libertadores)
- 1/6 - Flamengo x Fortaleza (Brasileirão)
- 16/6 - Flamengo x Espérance (Mundial)
- 20/6 - Chelsea x Flamengo (Mundial)
- 24/6 - Flamengo x A definir (Mundial)
O Flamengo no Mundial de Clubes
Campeão da Libertadores em 2022, o
O Rubro-Negro está no Grupo D, ao lado de Espérance, do Marrocos, Chelsea, da Inglaterra,