Agora no rádio...

Jornal da Itatiaia - 1ª Edição

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas
Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Multa milionária afastou Marquinhos de jogos do Cruzeiro; saiba valor e entenda

Atacante pode disputar apenas mais uma partida até o fim de junho para não gerar obrigação de compra

Marquinhos, atacante do Cruzeiro

O atacante Marquinhos, emprestado ao Cruzeiro pelo Arsenal, da Inglaterra, vive situação inusitada no clube mineiro. O jogador não tem entrado em campo últimas partidas da equipe por uma questão contratual: caso seja acionado mais duas vezes antes do dia 30 de junho, o Cruzeiro será obrigado a comprar parte dos direitos econômicos do atleta.

Segundo apuração da Itatiaia, esta cláusula é de 3,5 milhões de euros, cerca de R$22,4 milhões na cotação atual.

Marquinhos entrou em campo pela última vez no dia 1º de maio, na vitória por 2 a 0 sobre o Vila Nova-GO, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, disputado no Mineirão. Desde então, o atacante esteve, ou fora dos relacionados, ou no banco de reservas, mas sem ser acionado.

O Cruzeiro poderá utilizar Marquinhos em apenas mais um jogo até o dia 30 de junho sem ativar a cláusula automática de compra, o que tem gerado cautela por parte da diretoria e da comissão técnica celeste.

No segundo semestre, Marquinhos poderá atuar normalmente sem limite de jogos.

Pedido ao Arsenal

Em entrevista coletiva recente, Leonardo Jardim admitiu que a ausência de Marquinhos está relacionada ao contrato com o Arsenal. O treinador revelou que o clube mineiro está negociando com os ingleses uma possível flexibilização da cláusula.

“Eu e o clube pedimos ao Arsenal para que ele possa jogar mais alguns jogos e, assim, conseguirmos fazer uma avaliação melhor do seu rendimento dentro da nossa estrutura”, afirmou Jardim após a vitória sobre o Palestino pela Sul-Americana.

Números de Marquinhos em 2025

Em 2025, Marquinhos já disputou 16 partidas com a camisa do Cruzeiro e marcou um gol. O contrato de empréstimo com o clube mineiro é válido até 31 de dezembro, mas a cláusula de compra vinculada ao número de jogos limita sua utilização no momento.

O Cruzeiro espera resolver a situação nas próximas semanas. Caso não haja acordo com o Arsenal, o jogador deve seguir fora das próximas partidas, sendo poupado para evitar o acionamento do gatilho contratual.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa no Brasil).