Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

‘Agressão física': veja teor da denúncia do TJD contra Gabigol, do Cruzeiro

Atacante do Cruzeiro foi denunciado pela expulsão no clássico com o Atlético, por cotovelada no zagueiro atleticano Lyanco

Gabigol, atacante do Cruzeiro, pode ser punido no TJD-MG

O atacante Gabigol, do Cruzeiro, será julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) após acertar uma cotovelada no rosto de Lyanco, do Atlético, durante o clássico do dia 9 de fevereiro. Os rivais se enfrentaram pela 7ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro, no Mineirão, e o Galo venceu por 2 a 0.

Segundo apurou a Itatiaia, a sessão do TJD em que o julgamento está incluso será nesta terça-feira (25), às 19h (de Brasília).

A denúncia contra Gabigol

A Itatiaia teve acesso à denúncia do procurador de justiça do TJD-MG, Raphael Perrelli Gonçalves, contra o atacante Gabigol. O magistrado apontou “agressão física” do jogador do Cruzeiro.

“A Súmula da partida narra que o atleta denunciado Gabriel Barbosa Almeida, escalado pelo time mandante com a camisa de nº 09, aos 29 minutos do primeiro tempo, foi expulso diretamente por praticar uma conduta violenta ao atingir o seu adversário de nº 04, Lyanco Evangelista Silveira Neves Vojnovic, com o antebraço na altura do rosto”.

O atacante celeste foi enquadrado no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre “praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente”. Se condenado, o camisa 9 pode ser punido com suspensão de quatro a 12 partidas.

Gabigol foi expulso do clássico aos 26 minutos do primeiro tempo. Inicialmente, o árbitro não entendeu que a cotovelada em Lyanco configurava infração para expulsão. No entanto, após consulta ao VAR, mudou de ideia e aplicou o cartão vermelho ao jogador.

Além do registro sumular, os fatos são públicos e notórios, uma vez que transmitidos ao vivo por meios autorizados e registrados por vários veículos de comunicação. Desta forma, agindo de maneira livre, voluntária, consciente e doloso, o denunciado praticou agressão física durante a partida, mediante cotovelada de forma contundente e assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido”, finalizou o procurador.

Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.