O Cruzeiro tentará repetir feitos de 2009 e 2023 contra o Atlético em Campeonatos Brasileiros. Os times se enfrentarão no clássico às 21h30 deste sábado (10), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 22ª rodada do Brasileirão.
Somente nestes dois anos, o Cruzeiro perdeu o clássico do primeiro turno e conseguiu sair vencedor no segundo duelo pelo Brasileirão.
Em 2009, o Cruzeiro foi goleado pelo Atlético por 3 a 0 no turno, pela décima rodada, no Mineirão dividido pelas duas torcidas. O time celeste estava em meio à disputa da Copa Libertadores e atuou com equipe reserva.
Já no returno, pela 29ª rodada, novamente no Mineirão dividido, o Cruzeiro venceu por 1 a 0. O atacante Wellington Paulista fez o gol da vitória, após cruzamento de Thiago Ribeiro, com quem fazia dupla de ataque.
Em 2023, o primeiro clássico pelo Brasileirão ocorreu com mando cruzeirense no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela nona rodada. O Galo venceu por 1 a 0, com gol de falta do atacante Hulk, cobrada diretamente ao gol da intermediária - a 39,75 metros do gol.
O clássico do segundo turno ficou marcado por conta da Arena MRV. No primeiro duelo entre os rivais no estádio atleticano, o Cruzeiro venceu por 1 a 0, com gol contra do zagueiro Jemerson, pela 28ª rodada.
Em 2024
O Cruzeiro foi goleado pelo Atlético no primeiro turno do Brasileirão deste ano. Na Arena MRV, o Galo fez 3 a 0 sobre o Cruzeiro, com gols do meia argentino Matías Zaracho, do atacante Paulinho e do lateral-esquerdo Guilherme Arana, todos ainda no primeiro tempo, pela terceira rodada.
Na tabela
A tabela do Brasileirão tem o Cruzeiro na quinta posição, com 35 pontos em 20 partidas. Já o Atlético é o nono colocado, com 28 pontos em 19 jogos.