Ouvindo...

Cruzeiro e Corinthians iniciam disputa por título do Brasileiro Feminino

Cabulosas disputam a final do torneio pela primeira vez; Brabas vão em busca do sexto título consecutivo

Byanca Brasil, do Cruzeiro, e Carol Nogueira, do Corinthians

O Cruzeiro recebe o Corinthians, neste domingo (7), para iniciar a disputa pelo título do Campeonato Brasileiro Feminino. As equipes se enfrentam às 10h30 (de Brasília), no Estádio Independência, em Belo Horizonte, no primeiro jogo da final.

As Cabulosas entram em campo como calouras. Essa é a primeira vez que a equipe feminina do Cruzeiro jogará a decisão do Brasileiro A1.

Do outro lado, as Brabas estão mais que acostumadas com a final da competição. Essa é a nona vez que o time feminino do Corinthians chega à decisão. Agora, o Timão vai em busca do heptacampeonato. O Alvinegro foi o campeão das últimas seis edições do torneio.

O segundo jogo da final do Brasileiro Feminino será no dia 14 de dezembro, domingo, também às 10h30 (de Brasília). As Brabas do Timão decidem em casa por terem feito melhor campanha na somatória da fase classificatória e da fase mata-mata.

Apesar das Cabulosas terem terminado a primeira fase na liderança, a derrota para o Palmeiras no jogo de volta da semifinal fez com que o Corinthians ultrapassasse o número de pontos celeste.

Leia também

Prováveis

O treinador Jonas Urias tem dois desfalques confirmados no Cruzeiro para a partida. Gio Oliveira segue em recuperação após ser diagnosticada com um edema ósseo no joelho. Fabiola Sandoval também está em tratamento. A atleta sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo no fim de julho.

Com isso, o Cruzeiro deve iniciar o jogo com Camila, Isabela, Isa Haas, Vitória Calhau; Bedoya, Gisseli, Gaby Soares; Byanca Brasil, Marília, Vanessinha e Leticia.

Já o Corinthians, do treinador Lucas Piccinato, deve começar com Nicole; Gi Fernandes, Mariza; Thais Ferreira, Tamires, Dayana Rodríguez, Duda Sampaio, Vic Albuquerque; Andressa Alves, Jaqueline e Johnson.

Campanhas até a final

Cruzeiro

O Cruzeiro terminou a primeira fase na liderança do campeonato, com 36 pontos - foram 11 vitórias, três empates e apenas uma derrota.

Nas quartas de final, as Cabulosas enfrentaram o RB Bragantino. O primeiro jogo, disputado no estádio Canindé, em São paulo, terminou em 0 a 0. Já no jogo de volta, no estádio Independência, em Belo Horizonte, o time mineiro venceu por 2 a 0 e garantiu a vaga na semi.

Na semifinal, o Cruzeiro viveu grandes emoções no primeiro jogo. Na Arena Barueri, em Barueri (SP), a equipe começou perdendo para o Palmeiras, mas conseguiu virar o placar para 3 a 1. No jogo de volta, com uma vantagem de dois gols, as Cabulosas perderam para as Palestrinas por 2 a 1, no Estádio Independência, em BH, mas mesmo assim se classificaram. O placar agregado foi de 4 a 3 para o Cruzeiro.

Corinthians

O Corinthians, por sua vez, terminou a fase classificatória na vice-liderança com 34 pontos - 10 vitórias, quatro empates e uma derrota.

Nas quartas, as Brabas enfrentaram o Bahia. O jogo de ida, disputado no Estádio Estadual Lourival Baptista, o Batistão, em Aracaju (SE), terminou com vitória Alvinegra por 2 a 1. No jogo da volta, mais uma vitória paulista. No Pacaembu, em São Paulo, o Corinthians venceu por 2 a 0.

Na semi, o Timão enfrentou um clássico contra o São Paulo. No jogo de ida, no Pacaembu, o Alvinegro venceu por 2 a 0. Na partida de volta, as Brabas seguraram o empate por 2 a 2 no Estádio do Canindé, em São Paulo, e avançaram à final pelo placar agregado de 4 a 2.

Reencontro com algoz

A final marcará o reencontro entre os dois times após os confrontos pela Copa do Brasil Feminina. O Cointhians eliminou o Cruzeiro na terceira fase da competição.

Retrospecto dos confrontos entre Cruzeiro x Corinthians

Cruzeirob e Corinthians já se encontraram 11 vezes na história, com grande vantagem do Alvinegro. Foram nove vitórias das Brabas, um empate e uma vitória das Cabulosas, no Brasileiro de 2024.

O último encontro entre as duas equipes foi justamente o jogo da eliminação na Copa do Brasil. No estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima.

Histórico Cruzeiro x Corinthians:

  • Cruzeiro 1 (2) x (4) 1 Corihnthians - Copa do Brasil Feminina 2025
  • Corinthians 4 x 2 Cruzeiro - Campeonato Brasileiro Feminino 2025
  • Cruzeiro 7-2 Corinthians - Brasileiro Feminino 2024
  • Corinthians 1-0 Cruzeiro - Supercopa do Brasil Feminina 2024
  • Corinthians 4-2 Cruzeiro - Brasileiro Feminino 2023
  • Cruzeiro 1-2 Corinthians - Brasileiro Feminino 2023
  • Corinthians 7-1 Cruzeiro - Brasileiro Feminino 2023
  • Corinthians 1-0 Cruzeiro - Brasileiro Feminino 2022
  • Corinthians 2-1 Cruzeiro - Brasileiro Feminino 2021
  • Corinthians 4-1 Cruzeiro - Brasileiro Feminino 2020

Cruzeiro x Corinthians

Cruzeiro

Camila, Isabela, Isa Haas, Vitória Calhau; Bedoya, Gisseli, Gaby Soares; Byanca Brasil, Marília, Vanessinha e Leticia. Técnico: Jonas Urias.

Corinthians

Nicole; Gi Fernandes, Mariza; Thais Ferreira, Tamires, Dayana Rodríguez, Duda Sampaio, Vic Albuquerque; Andressa Alves, Jaqueline e Johnson. Técnico: Lucas Piccinato.

  • Motivo: ida da final do Campeonato Brasileiro Feminino
  • Data e horário: domingo, 5 de setembro, 10h30 (de Brasília)
  • Local: Estádio Independência - Belo Horizonte (MG)
  • Árbitro: Thayslane de Melo Costa (SE)
  • Auxiliares: Maira Mastella Moreira (RS), Fernanda Kruger (MT)
  • VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
  • Onde assistir: Globo, SporTV e TV Brasil
Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte