O Cruzeiro anunciou o acordo para a contratação do volante Fabrizio Peralta na última quinta-feira (27). O empresário do meio-campista paraguaio revelou detalhes e números importantes da negociação envolvendo os clubes.
Segundo Tadeu Cruz, agente brasileiro responsável pela carreira do jogador, o interesse do Cruzeiro em Peralta era antigo. Desde a época em que a SAF era comandada por Ronaldo Fenômeno os dirigentes celestes manifestavam a vontade de contratar o jogador.
“Começamos a conversar com eles, e o nome do Fabrizio já era observado por eles, mas não teriam dinheiro para comprar antes. Depois que mudaram o dono, tiveram dinheiro para fazer oferta. Conversamos com Cerro, e as coisas começaram a caminhar bem”, revelou, em entrevista à rádio ABC, do Paraguai.
Cruz deu detalhes também da nova investida cruzeirense por Peralta. Aí, já com Pedro Lourenço no comando da Sociedade Anônima de Futebol estrelada.
“Foi mais ou menos em dois meses, depois que trocaram a direção. Desde que Ronaldo saiu do Cruzeiro, chegando as novas pessoas, que têm o dinheiro e buscam jogadores no mercado, principalmente nesta posição”, contou.
Segundo apurou a Itatiaia, o Cruzeiro pagará 3 milhões de dólares (pouco mais de R$ 16 milhões) por 60% dos direitos econômicos do atleta e cinco anos de contrato. Peralta integrava o elenco profissional do Cerro desde a temporada 2022. Em 2023, realizou 16 jogos com três gols marcados.
O empresário de Peralta detalhou a negociação, caso o Cruzeiro receba uma proposta pelo volante.
“Se chegar uma oferta acima de 8 milhões de euros, e o Cruzeiro não vender o jogador, o Cruzeiro é obrigado a comprar os 20%. Se renovar contrato neste período, o Cruzeiro também é obrigado a comprar”, disse, contando a porcentagem que fica com o Cerro Porteño.
“Acertou por cinco anos. Cerro permanece com 40% para futuras vendas, mas o Cruzeiro pode comprar mais 20% por um montante importante. Então, foi uma oferta boa, o Cerro vai ficar com uma boa parte.”
Com a Seleção do Paraguai na Copa América, Fabrizio Peralta também reúne condição de jogar neste ano às Olímpiadas de Paris. Apesar disso, o Cruzeiro terá que definir se libera ou não o jogador.
“Estamos conversando sobre isso. Para mim, para o jogador e para o Paraguai, isso é muito importante. Imagino que para o Cruzeiro também seja, porque é uma vitrine importante. Mas nós temos que ver como vai ficar no Brasileiro. Hoje, o Cruzeiro está em 6º, com uma partida a menos. Não sei se aí vão querer ficar com o jogador ou não. A princípio, Fabrizio joga os Jogos Olímpicos”, concluiu.
Despedida no Cerro Porteño
Por meio das redes sociais, Peralta se despediu do Cerro Porteño, clube que vendeu o atleta ao Cruzeiro.
“Hoje tenho que me despedir dessa instituição que me deu todo, que me ofereceu o melhor desde o primeiro dia que cheguei até me tornar um jogador de futebol profissional. Defender suas cores e o seu escudo por sete anos foi algo inexplicável, algo único que só um cerrista de coração poderia sentir”, afirmou na primeira parte do texto.
“Agradeço aos técnicos que me treinaram em cada categoria até chegar ao time principal dos roupeiros, fisioterapeutas, médicos, cozinheiros e nutricionistas”, completou Peralta.
Por fim, o meio-campista da Seleção Paraguaia disse que o Cerro Porteño é o maior clube do país e sinalizou que, no futuro, espera voltar ao time de Assunção.
"À torcida, ao povo azul-grená, só tenho palavras de agradecimento, de lealdade e por serem únicos. Sem vocês, o Cerro Porteño não seria o que é, o maior clube do Paraguai. Até logo, Ciclón Querido!”, encerrou Peralta.
Quem é Fabrizio Peralta
Uma das maiores promessas desta geração paraguaia, Peralta ingressou nas categorias de base do Cerro Porteño para disputar o sub-17, em 2019. Tamanho destaque despertou o interesse do Flamengo, que acertou a contratação do volante por empréstimo em 2021. Naquela época, o jovem nem mesmo tinha completado seus 19 anos.
Peralta chegou até mesmo a ser relacionado para uma partida do profissional, mas não entrou em campo. O volante ficou no banco de reservas no empate por 2 a 2 com a Portuguesa-RJ, pelo Campeonato Carioca. Pouco tempo depois, o Flamengo decidiu por não permanecer com o atleta, que retornou para o Paraguai.
Já no Cerro Porteño, Peralta começou a receber oportunidades no time principal. Em 2023, ele entrou em campo 16 vezes e marcou três gols. No mesmo ano, o jovem se destacou pela seleção de base, tendo vencido o Pré-Olímpico pelo Paraguai. O volante foi titular no torneio e um dos principais jogadores do time.
Nesta temporada, Peralta se firmou de vez na equipe do Cerro Porteño. O meio-campista somou 20 partidas e deu duas assistências. O desempenho rendeu ao jovem a convocação para a Seleção Paraguaia principal pela primeira vez. Nessa terça-feira (11), ele esteve em campo na derrota por 3 a 0 para o Chile, em amistoso antes da Copa América.