Em negociações para ser o novo técnico do
Provável substituto do português Leonardo Jardim no comando técnico da equipe mineira, o gaúcho de 64 anos já treinou seis jogadores que atualmente integram o plantel estrelado. Tite esteve junto aos atletas nos últimos trabalhos, por
No Timão, clube no qual Tite é considerado um dos maiores técnicos da história, o treinador trabalhou com Cássio e Fagner, ambos multicampeões pelo Alvinegro paulista. Ao todo, foram cinco temporadas à frente do clube: de 2010 a 2016.
Cabe destacar que, em 2014, Tite passou por um período sabático após anos vitoriosos pelo Corinthians. O comandante vivia também a expectativa de ser chamado para treinar a Seleção Brasileira.
Já durante sua passagem pelo Brasil, entre 2016 e 2022, outros dois atletas do atual elenco do Cruzeiro foram treinados por Tite. Os meio-campistas Matheus Henrique e Walace receberam oportunidades para defender a Amarelinha. Cássio e Fagner também estiveram com o comandante na Seleção.
Por fim, em seu último trabalho como treinador, Tite comandou Fabrício Bruno e Gabigol no Flamengo, em uma passagem que durou pouco menos de um ano, entre outubro de 2023 e setembro de 2024.
Tite pelo Corinthians
- 319 jogos
- 169 vitórias
- 90 empates
- 60 derrotas
- 2 Campeonatos Brasileiros (2011 e 2015)
- Campeão da Libertadores (2012)
- Campeão Mundial (2012)
- Campeão da Recopa-Sul Americana (2013)
- Campeão Paulista (2013)
Tite pela Seleção Brasileira
- 81 jogos
- 61 vitórias
- 13 empates
- 7 derrotas
- Campeão da Copa América (2019)
- Vice campeão da Copa América (2021)
- Quartas de final da Copa do Mundo (2018 e 2022)
Tite pelo Flamengo
- 70 jogos
- 41 vitórias
- 13 empates
- 16 derrotas
- Campeão Carioca (2024)
Tite x Gabigol
Enquanto o clube avalia o perfil experiente do treinador, um ponto chama atenção nos bastidores: o histórico conturbado entre Tite e Gabigol.
O cenário não mudou com a chegada de Tite ao Flamengo. O treinador assumiu o clube em outubro de 2023 e permaneceu até setembro de 2024. Nesse período, Gabigol disputou 37 partidas, sendo 33 saindo do banco de reservas, e marcou quatro gols.
O tema também apareceu nos primeiros momentos de Gabigol como jogador do Cruzeiro. Na apresentação do atacante, Pedro Lourenço fez uma brincadeira sobre uma possível chegada de um treinador com quem o camisa 9 não teria boa relação, sem citar nomes. “Ele (Gabigol) fez uma ressalva para nós: se fosse para vir um técnico aí, ele não viria não”.
Em resposta, Gabigol confirmou, em tom descontraído: “Eu não falei, mas vou falar agora: é verdade! Agora vocês sabem”.
Situação entre Tite e Cruzeiro
Com o aval de Pedro Lourenço, sócio-majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, o nome de Tite se tornou primeira opção para substituir Leonardo Jardim. O português teve saída do clube anunciada na manhã desta segunda-feira (15).
Conforme apurou a Itatiaia, o Cruzeiro teve uma reunião agendada com o técnico nessa segunda-feira (15). Joaquim Pinto, diretor esportivo celeste, participará do encontro.
Em novembro deste ano, Tite anunciou retorno ao mercado do futebol após período recluso para cuidar da saúde mental. O treinador havia se afastado do trabalho em abril de 2025, período em que negociava com o Corinthians.