Titular absoluto do Cruzeiro, Zé Ivaldo está prestes a viver uma noite especial nesta quarta-feira (26). O zagueiro, de 27 anos, vai reencontrar o Athletico-PR, clube pelo qual foi revelado e ganhou projeção no futebol brasileiro. As
Formado nas categorias de base do Furacão, Zé Ivaldo foi contratado para atuar pela equipe sub-20, em 2015, junto ao CRB. No mesmo ano, o defensor estreou no time principal em uma goleada contra o Nacional, por 5 a 0, na Ligga Arena, em Curitiba, pelo Campeonato Paranaense.
Com o passar dos anos, o zagueiro ganhou espaço no Athletico-PR e conquistou títulos importantes, como a primeira conquista da Copa Sul-Americana, em 2018. No entanto, em 2019, quando estava em má fase, ele foi emprestado ao Vitória. Depois de disputar 11 partidas pelos baianos, o jogador retornou ao CT do Caju em 2020.
Chegada ao Cruzeiro e conquista da Série B
Fundamental na defesa athleticana, especialmente em 2021, ano do bicampeonato da Copa Sul-Americana, Zé Ivaldo despertou a atenção do Cruzeiro para a disputa da Série B de 2022.
Emprestado pelo Furacão, o atleta formou um trio de zaga com Eduardo Brock e Lucas Oliveira. Juntos, eles foram campeões do torneio em uma campanha memorável.
Retorno ao Athletico e pré-contrato com Cruzeiro
Em 2023, depois de ter sido um dos pilares da defesa de Paulo Pezzolano, Zé Ivaldo era uma prioridade do Cruzeiro para a sequência da temporada. Contudo, apesar da tentativa da diretoria de Ronaldo, o Athletico-PR pediu o retorno do jogador.
Como o vínculo de Zé Ivaldo com o clube paranaense era válido somente até o fim do ano passado, o
Na carreira, Zé Ivaldo disputou 175 partidas pelo Athletico-PR. No período, ele marcou oito gols e, além dos dois títulos continentais, foi tetracampeão do Paranaense (2018, 2019, 2020 e 2023).
Volta ao Cruzeiro em definitivo
Peça importante no esquema de Fernando Seabra,
Em 2024, Zé Ivaldo soma 25 jogos e três gols marcados pelo Cruzeiro. No geral, o zagueiro já disputou 58 duelos pelo clube e anotou quatro gols e três assistências.
Confronto direto no Brasileirão
Na oitava colocação, com 17 pontos em 10 jogos, o Cruzeiro perdeu duas posições e saiu do G6 depois da