Ouvindo...

Times

Dudu no Cruzeiro: relembre números da primeira passagem

Atacante foi anunciado como reforço do clube para as próximas quatro temporadas

O Cruzeiro anunciou na tarde deste sábado (15) a contratação do atacante Dudu, de 32 anos, junto ao Palmeiras. O clube espera o jogador na próxima semana para exames médicos e assinatura de contrato.

A Itatiaia apurou que o Cruzeiro vai pagar ao Palmeiras cerca de R$ 23 milhões pela contratação de Dudu. O jogador chegará de forma definitiva ao clube celeste e assinará vínculo de quatro anos com a possibilidade de renovar por mais um.

Dudu é cria do Cruzeiro. A Itatiaia relembra abaixo como foi a passagem dele pelo clube.

Dudu foi revelado pelo Cruzeiro em 2009. Naquela temporada, o então jovem atacante fez seis jogos pela equipe. A estreia aconteceu contra o Palmeiras, clube em que ele é ídolo, com derrota celeste por 3 a 1, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro.

Na temporada seguinte, Dudu fez apenas um jogo pelo Cruzeiro. Com apenas 18 anos, ele foi emprestado ao Coritiba para a disputa da Série B e ficou na equipe paranaense até o fim do ano.

Já em 2011, o ainda jovem jogador retornou ao clube mineiro e foi integrado ao time principal. Naquele ano, ele entrou em campo em 18 vezes, marcou dois gols e deu duas assistências.

Ainda que tivesse começado a receber oportunidades com a camisa do Cruzeiro, Dudu ganhou os holofotes de todo o mundo quando jogou pela Seleção Brasileira de base. O atacante foi um dos principais jogadores do título do mundial sub-20. Naquele torneio, ele entrou em campo sete vezes e marcou dois gols.

Tamanho destaque fez com que Dudu fosse negociado com o Dynamo Kyiv, da Ucrânia, por 5 milhões de euros - cerca de R$ 11,6 milhões na época. Porém, no frio da Europa, o atacante pouco jogou, e retornou ao futebol brasileiro em 2014, para o Grêmio, por empréstimo. Com a camisa tricolor, ele fez 55 jogos, oito gols e deu cinco assistências.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Túlio Kaizer é jornalista esportivo com grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.
Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter de esportes da Itatiaia. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.
Leia mais