Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Milagre? Jardim revela como Kaio Jorge se recuperou a tempo de Cruzeiro x Atlético

Treinador celeste apontou motivo do rápido retorno do atacante aos gramados

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro, em treinamento na Toca da Raposa II

Técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim revelou como Kaio Jorge se recuperou a tempo para disputar clássico com Atlético no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, nessa quinta-feira (11).

O jogador sofreu uma lesão muscular no adutor da coxa direita durante a partida entre Seleção Brasileira e Chile, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, na sexta-feira (5), no Maracanã. Devido à contusão, o jogador foi cortado da convocação do técnico Carlo Ancelotti.

Para Jardim, o processo de recuperação do jogador para a partida com o Atlético não foi “milagre”. O treinador revelou que a lesão de grau 2 foi em uma região periférica do músculo, o que auxiliou no breve retorno do atleta aos gramados.

Na recuperação dos jogadores hoje em dia, não existem milagres. O que existem são lesões mais graves e menos graves. Não é, às vezes, somente da avaliação dizer que tipo 1, tipo 2 ou tipo 3 é mais grave, ou menos grave”, iniciou, em entrevista ao programa Donos da Bola, da TV Band Minas.

“Isso depende primeiro em que grupo muscular foi. Neste caso, foi em um grupo muscular que não é dos mais importantes, que é os adutores. Além disso, foi na zona periférica do adutor”, finalizou Jardim.

Poderia ser pior

Adiante, o técnico expôs que no dia da avaliação da lesão de Kaio Jorge, foi constatada uma contusão de grau 2 no músculo. Leonardo também disse que se a lesão tivesse sido em uma área mais central do adutor da coxa, o atacante teria ficado afastado por duas semanas.

“Teve uma avaliação, talvez um grau 2 no dia da avaliação. Dois dias depois, já era um grau 1. E a gente conseguiu, em seis dias, através do protocolo de recuperação com exossomos, recuperar. Mas, no futebol, não há milagres. Se essa mesma lesão fosse na zona central do músculo, o jogador tinha que parar duas semanas”, explicou Leonardo Jardim.

Comparação com gigantes europeus

Por fim, Jardim detalhou o impacto de uma lesão em um atleta. O português explicou que é importante entender onde a contusão ocorreu e a proximidade dela ao tendão. Adiante, Leonardo exaltou o departamento médico do Cruzeiro e fez comparação com gigantes europeus.

“Nas lesões, é importante saber onde aquela lesão está e que gravidade ela tem em relação ao tendão, porque o tendão é que puxa as forças da parte muscular. O departamento do Cruzeiro trabalha bem e tem um processo de ponta na recuperação de jogadores, mas nem no Cruzeiro, nem no Manchester, nem no Sporting existem milagres para recuperar jogadores”, concluiu o técnico.z

Próximo jogo

O Cruzeiro volta a campo na segunda-feira (15), às 20h (de Brasília), para enfrentar o Bahia. O jogo, válido pela 23ª rodada do Brasileirão Série A, será disputado na Arena Fonte Nova, em Salvador, na Bahia.

Vice-líder do campeonato, a equipe celeste soma 44 pontos e está a três pontos do líder Flamengo.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.
Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.