Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Desgastado no Cruzeiro, Pedro Martins deixa clube e fecha com o Vasco

Pedro Martins deixa o cargo de diretor de futebol, cadeira que ocupava desde 2022, quando Ronaldo assumiu comando do clube

Diretor de futebol do Cruzeiro, Pedro Martins ainda busca mais um atacante antes do fechamento da janela

Pedro Martins não é mais diretor de futebol do Cruzeiro. O profissional deixa o cargo para acertar com o Vasco. A saída abre uma lacuna importante no departamento de futebol celeste em um momento conturbado na temporada.

A informação da saída de Pedro Martins foi adiantada pelo GE e confirmada pela Itatiaia com fontes ligadas aos dois clubes.

Pedro Martins estava no Cruzeiro desde 2022, quando Ronaldo assumiu o controle da Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Ele deixa a Toca da Raposa para assumir cadeira que estava vaga no Vasco.

O clube carioca estava sem um profissional para a pasta desde que havia demitido Alexandre Mattos, no dia 21 de março.

No Cruzeiro, desde sua chegada, Pedro Martins participou de 65 contratações de jogadores entre 2022 e abril de 2024.

Desgaste no Cruzeiro

Pedro Martins era alvo constante de protestos de torcedores. Desde 2023, os cruzeirenses, questionando a montagem do elenco e os resultados desportivos no Cruzeiro, pediam a saída do diretor de futebol.

Na última viagem internacional, quando o Cruzeiro foi ao Chile enfrentar o Unión La Calera, na Copa Sul-Americana, Pedro Martins não esteve com a delegação. Representaram a diretoria o CEO Gabriel Lima e o diretor de comunicação Victor Rios.

Um dos últimos atos de Martins no comando do futebol cruzeirense foi a recontratação do técnico Fernando Seabra. O ex-treinador do time sub-20, depois de deixar o clube com destino ao Red Bull Bragantino, retornou à Toca II para assumir o cargo de treinador do time principal.

Em entrevista no mês de março, Pedro Martins explicou a demissão do técnico Nicolás Larcamón e o retorno de Fernando Seabra ao comando técnico do Cruzeiro.

“Estamos felizes com o retorno do Seabra. Essa volta representa uma reconexão com sua identidade, com seu método, com sua forma de trabalhar. Acreditamos que o Seabra, além da figura profissional que construiu, representa tudo o que o Cruzeiro construiu nos últimos dois anos e meio. O fato de valorizar a base e de fazer com que o jogo seja coletivo foram as principais premissas para tomar essa decisão”, disse Pedro Martins, em sua última entrevista coletiva, no dia 9 de abril deste ano.

Coincidência entre Pedro Martins e Alexandre Mattos

Coincidentemente, Pedro Martins substituirá Alexandre Mattos pela segunda vez. Quando chegou ao Cruzeiro, Martins ocupou vaga que era, exatamente, de Mattos. Na época, Alexandre trabalhava interinamente no cargo a pedido de Pedro Lourenço, investidor do clube.

No fim de 2021, pouco antes da implementação da SAF no clube, Alexandre Mattos iniciou a montagem do elenco de jogadores. Porém, quando Ronaldo assumiu a administração do Cruzeiro, uma das decisões do Fenômeno foi não aproveitar o profissional no organograma diretivo celeste.

Carreira de Pedro Martins

A biografia de Pedro Martins no LinkedIn, rede social corporativa, aponta que o profissional é formado em Administração com com MBA na Universidade de Liverpool-ING. Martins trabalhou como diretor de futebol na Ferroviária entre 2017 e 2018, e em 2020.

O executivo também foi gestor do departamento de informação do Athletico-PR, entre 2013 e 2017. Atuou ainda como vice-presidente da Federação Paulista de Futebol antes de fechar com o Cruzeiro.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa no Brasil).
Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.