Agora no rádio...

Conversa de Redação

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas
Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Pelo Cruzeiro, Dinenno volta ao Equador, onde deslanchou na carreira

Atacante argentino será opção para Larcamón contra a Universidad Católica, em Quito, pela Copa Sul-Americana

Dinenno, atacante do Cruzeiro, em treino na Toca da Raposa II

Artilheiro do Cruzeiro no começo da temporada, com cinco gols, Dinenno voltará ao Equador, país onde deslanchou na carreira, para a estreia na Copa Sul-Americana. Na quinta-feira (4), às 21h (de Brasília), o time celeste vai enfrentar a Universidad Católica, no Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador.

Antes de fazer história na Colômbia e no México, Dinenno, de 29 anos, ganhou projeção na América do Sul quando atuou no futebol equatoriano.

Em 2017, pelo Deportivo Cuenca, o atacante marcou 21 gols em 46 partidas. Já no ano seguinte, em 2018, pelo Barcelona de Guayaquil, um dos clubes mais tradicionais do Equador, ele balançou as redes 17 vezes em 42 jogos.

Agora, na primeira temporada em Belo Horizonte, Dinenno também tem correspondido às expectativas. Para exemplificar o impacto da contratação, o camisa 9 está perto de igualar os números de Gilberto, em 2023, mas com 20 jogos a menos em relação ao artilheiro do Juventude em 2024.

Passagem meteórica pela Colômbia

No futebol colombiano, em 2019, Dinenno somou os melhores números da carreira em uma “passagem meteórica” pelo Deportivo Cali. Isso porque, durante uma temporada, o “El Comandante” (apelido dado pela torcida do Pumas) marcou 27 gols e seis assistências em 55 jogos.

Grande momento e idolatria no Pumas

No Pumas, Juan Ignacio tornou-se ídolo e é um dos dez maiores artilheiros da história do clube. No futebol mexicano, o centroavante argentino anotou 60 gols e dez assistências em 147 confrontos.

Números, por ano, de Juan Ignacio Dinenno

  • 2014 - Racing - 1 gol em 8 jogos
  • 2015 - Temperley - 2 gols em 24 jogos
  • 2016/2017 - Aldosivi - 1 gol em 17 jogos
  • 2017 - Deportivo Cuenca - 21 gols em 46 jogos
  • 2018 - Barcelona de Guayaquil - 17 gols em 42 jogos
  • 2019 - Deportivo Cali - 27 gols e 6 assistências em 55 jogos
  • 2019/2020 - Pumas - 5 gols em 9 jogos
  • 2020/2021 - Pumas - 16 gols e 3 assistências em 36 jogos
  • 2021/2022 - Pumas - 19 gols e 4 assistências em 45 jogos
  • 2022/2023 - Pumas - 14 gols e 3 assistências em 34 jogos
  • 2023/2024 - Pumas - 6 gols em 23 jogos
  • 2024 - Cruzeiro - 5 gols em 12 jogos
  • Total: 134 gols em 351 jogos

Cruzeiro tem dia decisivo para traçar estratégias

Em meio à final do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro tem um dia decisivo para traçar a estratégia na estreia da Copa Sul-Americana. Sob o comando de Nicolás Larcamón, o elenco celeste fez a última atividade na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, antes da viagem para a altitude de Quito.

Durante o treinamento, o técnico argentino avaliou as condições físicas dos atletas e não descarta poupar alguns titulares na estreia da Sul-Americana. O time celeste vai enfrentar a Universidad Católica na quinta-feira (4), às 21h (de Brasília), no Olímpico Atahualpa, pelo Grupo B do torneio continental.

Em voo fretado, o Cruzeiro viaja para a capital do Equador na tarde desta terça-feira (2).

Vale ressaltar que, antes de entrar em campo pela Sul-Americana, o Cruzeiro ainda fará uma atividade com bola já em solo equatoriano. O treino será realizado na tarde desta quarta-feira (3), às 16h30 (de Brasília), em Quito.

Como está o rival do Cruzeiro?

Rival do Cruzeiro na estreia da Copa Sul-Americana, a Universidad Católica já venceu na atual edição da competição e faz boa campanha no início do Campeonato Equatoriano.

Na fase preliminar da Sul-Americana, em 7 de março, a Universidad Católica goleou o Técnico Universitario, também do Equador, por 3 a 0, fora de casa. O resultado classificou a equipe de Jorge Célico para a fase de grupos.

Já na liga nacional, “Los Celestes” ocupam a quarta colocação. No Campeonato Equatoriano, em quatro rodadas, o time venceu três partidas e empatou uma. Com 10 pontos, eles estão atrás do líder Aucas (13 pontos), do vice-líder Independiente del Valle (12 pontos) e do Emelec (12 pontos).

No último domingo (31), a Universidad Católica goleou o Orense, por 5 a 1, no Olimpico Atahualpa. Os gols da vitória foram marcados por Kevin Minda (2), Kevin Quevedo, Facundo Martinez e Mauro Diaz. O tento visitante foi marcado por Dany Ocampo.

História da Universidad Católica

Sem grande relevância no futebol equatoriano, a Universidad Católica é tricampeã da Segunda Divisão. Fundado em 1963, o clube vive o seu auge.

Com sede em Quito, a Católica tem a altitude como uma possível aliada. A cidade fica a 2.850m acima do nível do mar, o que costuma complicar a vida dos brasileiros, especialmente para os goleiros.

A principal peça do elenco é o meia argentino Facundo Martínez, de 39 anos. Ídolo do clube equatoriano, o camisa 10 defende a equipe desde 2010.

Tabela do Cruzeiro na fase de grupos da Copa Sul-Americana

  • Rodada 1: Universidad Católica-EQU x Cruzeiro - 04/4 (quinta), às 21h, no Olímpico Atahualpa, em Quito
  • Rodada 2: Cruzeiro x Alianza-COL - 11/4 (quinta), às 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte
  • Rodada 3: Unión La Calera-CHI x Cruzeiro - 23/4 (terça), às 19h, no Sausalito, em Viña del Mar
  • Rodada 4: Alianza-COL x Cruzeiro - 7/05 (terça), às 21h30, no Armando Maestre Pavajeau, em Valledupar
  • Rodada 5: Cruzeiro x Unión La Calera-CHI - 16/05 (quinta), às 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte
  • Rodada 6: Cruzeiro x Universidad Católica-EQU - 30/05 (quinta), às 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte

Cruzeiro na final do Mineiro

O Cruzeiro divulgou, na manhã desta terça-feira (2), uma nova parcial de ingressos para o duelo com o Atlético. Com o Mineirão, em Belo Horizonte, completamente lotado, as equipes decidirão o título do Campeonato Mineiro no domingo (7), às 15h30 (de Brasília).

Segundo o clube celeste, mais de 60 mil ingressos já foram vendidos para o clássico decisivo do Estadual. Com o número, o Cruzeiro terá, até então, o maior público da temporada, sendo que estão à disposição cerca de 61 mil bilhetes. Na semifinal do Mineiro, contra o Tombense, o Cruzeiro contou com a presença de 40.158 torcedores no Gigante da Pampulha.

Como registrou a melhor campanha geral, o Cruzeiro pode até empatar novamente com o Atlético para ficar com o título. No último sábado (30), os rivais ficaram no 2 a 2, na Arena MRV, na capital mineira.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.