Apesar do
Promessa da base celeste nos últimos anos, Japa recebeu apenas sua segunda oportunidade sob o comando de Jardim. Isso porque o camisa 77 passou um longo período afastado dos gramados por causa de uma grave lesão no tendão da coxa esquerda, sofrida no início de janeiro. Seu retorno ocorreu diante do Vitória, no dia 1° de novembro, no Mineirão.
Assim como Japa, o confronto com o Juventude também marcou a segunda atuação de Ryan Guilherme pelo Cruzeiro. Contratado junto ao Fortaleza, ele estreou em 5 de outubro, em jogo contra o Sport, no Gigante da Pampulha.
Dupla ‘deu conta do recado’
Contra a equipe gaúcha, Japa foi chamado por Jardim no intervalo no lugar de Matheus Henrique, que voltou recentemente aos gramados após se recuperar de uma fratura na costela. O “Cria da Toca” teve participação direta no segundo gol da Raposa: foi dele o lançamento para Kaiki, que escorou para Kaio Jorge balançar as redes.
Ryan Guilherme, por sua vez, foi acionado aos 28 minutos da segunda etapa para a vaga de Lucas Silva. O camisa 20 teve boa presença no meio-campo e distribuiu passes ao ataque com qualidade.
A boa atuação credencia a dupla como opções de confiança para Leonardo Jardim para a sequência da temporada. Além de Japa e Ryan, o Cruzeiro conta com Walace, Murilo Rhikman, Matheus Henrique e Eduardo para atuar na “volância”. Lucas Silva e Lucas Romero são os titulares absolutos no time cruzeirense.
Desempenho de Japa contra o Juventude
- 45 minutos jogados
- 1 passe decisivo
- 3/4 cruzamentos certos (75%)
- 13/13 passes certos (100%)
- 29 ações com a bola
- 4/7 duelos pelo chão ganhos
Desempenho de Ryan Guilherme contra o Juventude
- 17 minutos jogados
- 3 passes decisivos
- 19/24 passes certos
- 30 ações com a bola
- 2 recuperações de bola
- 2/2 desarmes realizados
Sequência do Cruzeiro
Com o empate em Caxias do Sul, o Cruzeiro chegou a 65 pontos e desperdiçou a oportunidade de embolar ainda mais a disputa pelo título do Brasileirão. Vice-líder, o Palmeiras soma 69 pontos, enquanto o Flamengo, líder da competição, tem 71.
Na sequência do Campeonato Brasileiro, a Raposa recebe o Corinthians no domingo (23), às 20h30 (de Brasília), no Mineirão. Em seguida, viaja para enfrentar o Ceará no sábado (29), às 20h30 (de Brasília), no Castelão.