O Cruzeiro vai estrear na Copa Sul-Americana em um dos estádios mais importantes do Equador. Casa de seis clubes, sendo a Universidad Católica um deles, o Olímpico Atahualpa, em Quito, tem capacidade para 35.742 torcedores.
Além da Universidad Católica, El Nacional, América de Quito, Cuniburo, Cumbayá e Deportivo Quito também mandam suas partidas no estádio. O Olímpico Atahualpa sedia, ainda, com frequência, jogos da Seleção Equatoriana.
Em busca do título inédito, o Cruzeiro enfrentará a Universidad Católica na quinta-feira (4), às 21h (de Brasília). Eles estão ao lado de Unión La Calera, do Chile, e do Alianza FC, da Colômbia, no Grupo B da Sul-Americana.
Cruzeiro já atuou quatro vezes no Olímpico Atahualpa
Há quase cinco décadas, o Cruzeiro entrou em campo no Olímpico Atahualpa pela primeira vez. Em 1976, ano do primeiro título celeste na Copa Libertadores, a equipe cruzeirense venceu a LDU por 3 a 1, com dois gols de Palhinha e um de Joãozinho.
O confronto entre Cruzeiro e LDU foi em um triangular com o Alianza Lima, do Peru, já pela semifinal da Libertadores. O Cruzeiro avançou à final e, na sequência, derrotou o River Plate, da Argentina, na decisão.
Já no dia 7 de maio de 1997, ano em que novamente o Cruzeiro conquistou a Libertadores, a Raposa voltou a medir forças no mítico estádio. Naquela ocasião, os mineiros perderam para o El Nacional, por 1 a 0, em jogo válido pelas oitavas de final do torneio. O gol foi marcado por Cléber Chalá.
Na volta, no Mineirão, em Belo Horizonte, depois de uma vitória cruzeirense por 2 a 1 no tempo normal, a classificação às quartas de final foi definida com o brilho de Dida nos pênaltis.
Em 8 de maio de 2001, pelas oitavas da Libertadores, o Cruzeiro derrotou o El Nacional, no Olímpico Atahualpa, por 2 a 1. Sorín e Giovanni marcaram os gols da Raposa, enquanto Diego Herrera balançou as redes para os equatorianos.
Uma semana depois, em 15 de maio, no Mineirão, o Cruzeiro goleou por 4 a 1, com gols de Luisão, Marcus Vinícius, Marcelo Ramos e Gómez contra. O El Nacional marcou com Diego Herrera.
Em 24 de fevereiro de 2009, quando foi vice-campeão da Libertadores, o Cruzeiro empatou na fase de grupos com o Deportivo Quito, por 1 a 1, com gol de Ramires. Caicedo anotou o gol de empate dos equatorianos na segunda etapa.
Rival do Cruzeiro venceu na ‘Sula’ e vai bem no Equatoriano
Rival do Cruzeiro na estreia da Sul-Americana, a
Na fase preliminar da Sul-Americana, em 7 de março, a Universidad Católica goleou o Técnico Universitario, também do Equador, por 3 a 0, fora de casa. O resultado classificou a equipe de Jorge Célico para a fase de grupos.
Já na liga nacional, “Los Celestes” ocupam a quarta colocação. No Campeonato Equatoriano, em quatro rodadas, o time venceu três partidas e empatou uma. Com 10 pontos, eles estão atrás do líder Aucas (13 pontos), do vice-líder Independiente del Valle (12 pontos) e do Emelec (12 pontos).
Nesse domingo (31), a
História da Universidad Católica
Sem grande relevância no futebol equatoriano, a Universidad Católica é tricampeã da Segunda Divisão. Fundado em 1963, o clube vive o seu auge.
Com sede em Quito, a Católica tem a altitude como uma possível aliada. A cidade fica a 2.850m acima do nível do mar, o que costuma complicar a vida dos brasileiros, especialmente para os goleiros.
A principal peça do elenco é o meia argentino Facundo Martínez, de 39 anos. Ídolo do clube equatoriano, o camisa 10 defende a equipe desde 2010.
Tabela do Cruzeiro na fase de grupos da Copa Sul-Americana
- Rodada 1: Universidad Católica-EQU x Cruzeiro - 04/4 (quinta), às 21h, no Olímpico Atahualpa, em Quito
- Rodada 2: Cruzeiro x Alianza-COL - 11/4 (quinta), às 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte
- Rodada 3: Unión La Calera-CHI x Cruzeiro - 23/4 (terça), às 19h, no Sausalito, em Viña del Mar
- Rodada 4: Alianza-COL x Cruzeiro - 7/05 (terça), às 21h30, no Armando Maestre Pavajeau, em Valledupar
- Rodada 5: Cruzeiro x Unión La Calera-CHI - 16/05 (quinta), às 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte
- Rodada 6: Cruzeiro x Universidad Católica-EQU - 30/05 (quinta), às 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte
Cruzeiro treina com bola da Sul-Americana
Às vésperas da estreia na Copa Sul-Americana, o Cruzeiro se reapresentou na manhã desta segunda-feira (1º), na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, e fez a
A bola que será utilizada na Sul-Americana e na Copa Libertadores, assinada pela Puma, recebeu o nome de ‘Puma Cumbre’. A inspiração foi a cordilheira que se alonga por toda a América. Cumbre, palavra em espanhol, significa cume, em português.
O design da bola foi pensado na forma do continente e consiste em 12 gomos selados. A intenção dos desenvolvedores da pelota é de proporcionar equilíbrio de peso balanceado. Além disso, também conta com uma válvula Puma Air Lock (Pal), criada para reter o ar.
A Puma Cumbre tem diversos modelos e os preços variam entre R$ 119,90 e 799,90.
Reapresentação do Cruzeiro para a Sul-Americana
A viagem para a capital equatoriana será realizada na tarde desta terça-feira (2), horas após atividade no CT.